Curso Online: Ordenadores de Despesa e Gestores Públicos.

Prof/Tutor: Igor Vidal Araujo

Carga Horária

15 horas - 9h às 12h ( material complementar)

Data Realização:

31/08 a 04/09/2020

Objetivo

Administrar um órgão público requer conhecimento multidisciplinar e embasamento legal. Para além das responsabilidades financeiras, o presente curso visa preparar os gestores para lidar com as diferentes áreas administrativas presentes em todos os órgãos públicos. Por tratar de diversos temas básicos da atividade de gestão, o curso não pretende esgotar o assunto de cada área. Considerando o disposto na legislação, na jurisprudência aplicável e as melhores práticas de gestão reconhecidas, objetiva-se sensibilizar o gestor de suas responsabilidades bem como fornecer capacidade e alternativas para evitar ou enfrentar diversas situações.

Público-Alvo

Ordenadores de despesa, Gestores, Agentes de Controle Interno, Agentes de Controle Externo, Membros de Comissão de Processo Disciplinar, membros de Comissão permanente de licitação e servidores públicos ocupantes de cargos de direção ou chefia na administração federal, estadual ou municipal.

Programa do Evento

1. Ordenador: atribuições, responsabilidades, controle e delegação de competências.
2. Direito financeiro e contabilidade pública: empenho, liquidação, pagamento e ciclo orçamentário.
3. Recursos Humanos: legalidade e qualidade na gestão de pessoas na administração publica.
4. Licitações: problemas comumente enfrentados pelo gestor, controle e qualidade.
5. Obras públicas: planejamento, gerenciamento e controle.
6. Gestão dos bens patrimoniais e bens de consumo.
. Suprimento de fundos e cartão de crédito corporativo.
8. Controles internos e externos às atividades do gestor.
9. Governabilidade e Governança.
10. Gestão administrativa por resultados.
11. Planejamento estratégico: objetivos, indicadores e metas para as áreas fim e meio.
12. Transparência vertical e horizontal obrigatórias.

Instrutor

Igor Vidal Araujo

Formação acadêmica
MESTRADO: Universidade de Brasília - UNB. Departamento de Administração. Área: Gestão Organizacional. Pós-graduação: Unisul. Gestão Governamental e Lei de Responsabilidade Fiscal.Especialização em finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal – STN/ESAF. Graduação em Administração Geral e Pública. Universidade de Brasília - UNB. Graduação em Ciências Contábeis Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.
Atuação profissional na Administração Pública
1. Ministério da Defesa - MD 2016 - 2017 - Secretário de Controle Interno DAS-5. Responsável pelo órgão de Controle Interno do Ministério da Defesa – CISET/MD e supervisão técnica dos controles internos das forças armadas. 2. Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP 2010 - 2014 - Coordenador de Auditoria (Corregedoria Nacional/CNMP): Coordenação de auditorias externas em unidades do MPU e Ministério Públicos Estaduais. Análise de licitações e contratos,contabilidade pública, gestão administrativa, financeira, administração de materiais, transparência e de gestão de pessoas.
Coordenador de Auditoria (Auditoria Interna): Implementação do Controle Interno no CNMP. Coordenação de equipes de auditores. Fiscalização e controle de licitações e contratos, contabilidade,finanças, transparência, administração e gestão de pessoas 2014 e Presente Assessor da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro CCAF/CNMP: Realização de inspeções e auditorias de transparência e gestão em unidades do MP brasileiro. Elaboração de notas técnicas e manuais de orientação aos gestores e controles internos. Realização de estudos em administração, contabilidade, direito administrativo e direito financeiro. 3. Ministério Público da União - MPU - 2005 - 2008 - Chefe da Seção de Auditoria (MPU): Elaboração de rotinas, métodos,manuais e relatórios de auditoria governamental. Planejamento e execução de trabalhos de auditoria em todas as unidades do Ministério Público da União em ambito nacional 2004 Ingresso no Cargo de Analista de Controle Interno / MPU.
PROFESSOR E PALESTRANTE: Diversos órgãos federais, estaduais e municipais: Aulas e palestras sobre Administração Pública, Controles Internos e Planejamento Estratégico na Administração pública 2007-2008 - Universidade de Brasília – UNB: Professor das matérias: 1. Governo e Administração do Brasil; 2. Orçamento Público. LIVROS E OBRAS:2014 Manual do Ordenador de Despesas – CNMP - (autor) - 2017 Manual de Controles Internos do Ministério da Defesa (coautor e revisor) -2016 Manual de Reformas na Adminsitração Pública – Ciset/MD (coautor e revisor) - 2016 Manual de Pesquisas de Preço – CISET/MD (coautor e revisor) - 2015 Manual da Transparência do MP – CNMP (coautor e revisor) - 2013 Administração Pública para Concursos – Vesticon (autor)

Demais Informações

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco AG: 3341-3 Conta Corrente:01939-9

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030

Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!