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Curso Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos: Fundamentos, Requisitos e Implementação - ISO 16.175:2011.

Brasília/DF - 02/09 a 04/09/2020

Rio de Janeiro/RJ - 11/11 a 13/11/2020

Instrutor(a): Maria Rosângela da Cunha
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Objetivo

O objetivo desse curso é fornecer apoio prático a todos quantos pretendam promover a integração de arquivos em sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos. Para tanto, além da ISO 16.175:2011 nos baseamos também no Modelo de Requisito para Sistema Informatizado de Gestão Aquivística de Documentos – E-ARQ, no Modelo de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MOREQ2), e num largo conjunto de normas, manuais, orientações técnicas e outras publicações produzidos por organismos como o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), US Department of Defense (DOD), Consultative Committee for Space Data Systems, Conselho Nacional de Arquivos
(CONARQ), entre outros.
Capacitar e treinar os alunos por meio de exercícios práticos, a entender como o Sistema Gestão de Eletrônica de Documentos poderá contribuir com os objetivos estratégicos de qualquer organização, sendo um diferencial num mercado competitivo.
Descrever uma proposta de modelo para a implantação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos nas organizações. Um modelo adaptável a qualquer tipo de negócio, que demonstre todos os benefícios e resultados positivos que o alinhamento da Gestão Eletrônica de Documentos com os objetivos estratégicos de uma organização podem trazer a curto, médio e longo prazo.
Esse curso é voltado para os profissionais que já implantaram a Gestão de Documentos de Arquivo e o Sistema de Gestão de Documentos. Sua organização já possui os instrumentos de Gestão de Documentos (Plano de Classificação e Manual de Tipologia) e está na fase de automatização dos processos de Gestão de Documentos por meio da implantação de um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos de Arquivo (SGDA), interligando o mesmo aos outros Sistemas de Gestão da Organização.
Que profissionais devem fazer o Curso O curso explica como os objetivos do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos são alinhados com os objetivos estratégicos de negócio para que a organização se torne mais eficiente e garanta a continuidade do negócio, o surgimento de oportunidades e o retorno sobre os investimentos. Proporcionando, ainda, segurança, autenticidade, acessibilidade e rastreabilidade das decisões tomadas.

Público-Alvo

Gerentes do setor de Gestão de Documentos e Informações, Tecnologia da Informação que buscam conhecer e implantar melhorias nos processos e nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos e Repositórios Digitais de suas organizações. Executivos e gerentes responsáveis pelo Planejamento Estratégico de Gestão de Documentos e Informações e de Tecnologia da Informação. Executivos de Gestão de Documentos e Informações, de Tecnologia da Informação, que buscam conhecer e implantar melhorias nos sistemas informatizados de Gestão de Documentos e Informações.
Administradores, Analistas de Sistemas, Arquivistas, Bibliotecários, Profissionais de Tecnologia da Informação, e demais interessados em atuar em Gestão, Segurança e Preservação da Informação Eletrônica.

Programa do Evento

1. Conceitos Básicos e Definições
2. Normas de referência e Legislações
3. Princípios da Gestão de Documentos de Arquivo
4. Mapeamento de processos e Instrumentos de Gestão de Documentos
5. Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – EARQ
5.1. Aspectos de Funcionalidade
5.2. Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e
tabela de temporalidade
5.3. Tramitação e fluxo de trabalho
5.4. Captura
5.5. Avaliação e destinação
5.6. Pesquisa, localização e apresentação dos documentos.
5.7. Segurança
5.8. Armazenamento
5.9. Preservação
5.10. Funções administrativas
5.11. Usabilidade
5.12. Interoperabilidade
5.13. Disponibilidade
5.14. Desempenho e escalabilidade
6. Metadados para Documentos de Arquivo
7. Repositórios Confiáveis - Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14.721:2012 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15.472:2007
8. Certificação Digital
8.1. Funções de hash
8.2. Pares de chaves e criptografia de chave pública
8.3. Certificados digitais
8.4. Aplicações dos certificados digitais
8.5. Infraestrutura de chaves públicas (PKI)
9. Análise das Soluções de ECM existentes no mercado
Metodologia
O curso será ministrado com aulas presenciais com ênfase no ensinamento prático dos
conceitos transmitidos durante as aulas.
O treinamento não se limita a apresentar conceitos de Sistemas de Gestão Eletrônica de
Documentos de Arquivo, mas em colocar em prática e produzir instrumentos de trabalho
que os alunos utilizarão no dia-a-dia em seu trabalho.
Ao final do curso o aluno estará apto na implementação, operação e/ou melhoria de um
Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos efetivo.
O curso tem por objeto os documentos de arquivo que são ou devem ser produzidos em
sistemas ou ambientes de rede, ou seja, documentos ditais, incluindo bases de dados,
objetos de qualquer tipo ou formato que resultem de atividades e transações de organizações ou indivíduos. O foco é, pois, nos documentos originariamente produzidos em formato digital ou digitalizados no contexto do projeto de negócio que se integram.
Os documentos de arquivos digitalizados por serviços de arquivo no contexto de ações de
preservação ou acesso não são temas desse curso, embora as recomendações em matéria
de preservação lhes possam ser igualmente aplicáveis.
O treinamento não se limita a apresentar as metodologias, os alunos aprenderão na prática,
bem como a fundamentação teórica necessária para o entendimento dos processos de
Planejamento, Operação, Avaliação de desempenho, Auditoria, Controle da não conformidade
e Melhoria contínua do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos.
O curso oferece aos participantes subsídios para o entendimento, na prática, dos processos
de implantação de um SGED e muito mais.

Demais Informações

Incluindo: almoço, coffee-break, material didático, pasta executiva, bloco de anotação, crachá de identificação, apostila, material de apoio e certificado 

Instrutor(a)

Maria Rosângela da Cunha
Formação: Biblioteconomia – Universidade Federal de Goiás. Especialização em Organização de Arquivos Públicos – Universidade de São Paulo. Pós-Graduação na Escuela de Archivos para Iberoamérica - Universidade de Alcalá de Henares - Espanha; MBA - Administração e Sistemas de Informação - Universidade Federal Fluminense.Atuação Profissional : Assessora Especial da Casa Civil do Governo do  Estado do Rio de Janeiro – DAS-8; Coordena o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de Gerenciamento Eletrônico de Documentos no Governo do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal Fluminense; Professora das disciplinas “Gestão de Qualidade em Arquivos; Organização de Arquivo como Sistema de Informação e Microfilmagem” do MBA em Arquivologia e Gestão Documental da Universidade Paulista – UNIP. Consultora em Gestão Documental, Segurança da Informação, Certificação Digital e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Capitão de Mar-e-Guerra (RRM1) da Marinha do Brasil; Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil de 14/01/1987 até 12/06/2008, no desempenho dessa função:Desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Documentos da Marinha;Desenvolveu o sistema para levantamento da produção documental e coordeno a elaboração do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para os documentos referentes às atividades-fim do Ministério da Defesa;Participou da equipe de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - SIGDEM, do protótipo até a versão atual (SIGDEM 2.0); e coordenou o Programa de Preservação Digital da Marinha.
Membro da Comissão Luso Brasileira para Salvaguarda do Patrimônio Documental - COLUSO; Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Marinha do Brasil; Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ); Membro do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos do Ministério da Defesa - SIGA; Membro do Grupo de Trabalho para Implantação do Protocolo Único no Ministério da Defesa; Membro do Fórum do Patrimônio Documental Brasileiro. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Locais e Datas

  • Brasília/DF - 02 a 04/09/2020 - Local: Centro de Treinamento da One Cursos
    Carga Horária: 24 horas - 8:30h às 12h e 13:30 às 18h
  • Rio de Janeiro/RJ - 11 a 13/11/2020 - Local: Centro de Treinamento da One Cursos
    Carga Horária: 24 horas - 8:30h às 12h e 13:30 às 18h

Opções de Pagamento

  • Individual: R$ 2.790,00
  • Três participantes do mesmo órgão: R$ 2.740,00, por pessoa.
  • Quatro ou mais participantes do mesmo órgão: R$ 2.700,00 por pessoa.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco AG: 3341-3 Conta Corrente:01939-9

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3224-0782

Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com

ENDEREÇO:

SCS Qd. 02 Bl. B Lote 20 Edf. Palácio do Comércio Salas 208/408
CEP: 70.318-900 Brasília-DF

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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