25/08/2025 a 29/08/2025

Curso Online: Capacitação em Processos de Avaliação, Reavaliação, Depreciação, Amortização de Bens Públicos e Exaustão: Aplicações Práticas na Gestão Pública Federal, Estadual e Municipal, Direta e Indireta.

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Carga Horária do Curso

20 horas - Horário: 8h30 às 12h30

Objetivo

Capacitar os servidores públicos envolvidos na gestão de bens públicos, com foco na administração de patrimônio, contabilidade e controle financeiro, proporcionando uma compreensão abrangente dos processos de avaliação, reavaliação, depreciação e amortização de bens móveis. O curso abordará as ciências fundamentais para a gestão pública, os princípios de contabilidade no setor público, a aplicação do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (NICSP), além de discutir os procedimentos técnicos de avaliação e ajuste de ativos.

Público Alvo

Servidores responsáveis e atuantes nos setores de Patrimônio e Contabilidade, membros da Comissão de Avaliação e Reavaliação de Bens Móveis, Controladores Internos, e demais servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Administração Indireta envolvida, direta ou indiretamente, nos processos de avaliação, reavaliação, depreciação, amortização e exaustão de bens públicos.

Programação do Curso

As ciências envolvidas no processo de gestão pública
Entendendo os porquês do processo de avaliação, reavaliação, depreciação e amortização
 O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (NICSP).
 Questões conceituais pertinentes
 Ativos com valores históricos ou irrisórios e suas distorções de realidade
 Processo procedimentais de depreciação e amortização, avaliação e reavaliação
 Vida útil e o valor residual do bem
 Bens não depreciações
 Amortização
 Conceitos e condições de enquadramento
 Valor justo x valor de mercado
 Distorção do valor do bem em relação ao valor justo/de mercado e os procedimentos de adequação
 O porquê do procedimento de ajuste no agrupamento de ativos
 Avaliação e reavaliação
 Procedimentos
 Fórmulas práticas e execução dos ajustes
 Comissão de trabalho
 Relatório
 Demonstrações de cálculos
 Exercícios práticos

Instrutores

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Paulo Rosso
Instrutor
Consultor do Banco Mundial na área de Catalogação e Padronização de materiais de consumo e permanente. Professor/Tutor da Escola Superior do Ministério Público da União. Professor convidado do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Instrutor da École Nationale D’Administracion – ENABrasil. Gestor patrimonial do PJF/JT/TRT21 por 19 anos e servidor do QPP desde 1993 a 2019. Coordenadoria de Gestão Estratégica do PJF/JT/TRT21 de 2017 a 2019. Aposentado do PJF/JT/TRT21 desde 01.08.2019. Administrador graduado pela UFRN, conta com mais de 37 anos de experiência profissional na administração privada e pública. Pós-Graduado em Administração Judiciária pela Escola da Magistratura do Trabalho da Vigésima Primeira Região/Universidade Potiguar. Avaliador de Qualidade do Programa de Qualidade no Serviço Público, Perito Judicial, Consultor, Palestrante.Instrutor de várias empresas de capacitação, já ministrou cursos para Universidades Federais, Ministério Público Federal, Poder Judiciário Federal, Poder Judiciário estaduais, Escolas da Magistratura, Academias de Polícia Civil e Militar, Institutos Federais de Educação, Escolas de Governos, Ministério Público estaduais, dentre outros.
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Corpo Docente da One Cursos
Instrutor/Instrutora
Instrutor e palestrante em nível nacional, com experiência no programa proposto.

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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