02/12/2025 a 05/12/2025

Curso Online: Completo de Transferegov.Br (Teoria e Prática) - Atualizado com a Nova Legislação - Nova Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de Agosto de 2023, Novo Decreto nº 11.531/2023 e Lei nº 14.133/2021 – NLLC.

Gestão das Transferências Voluntárias Federais nas Fases: Celebração, Execução, Fiscalização e Prestação de Contas no Siconv/Plataforma +Brasil/Transferegov.br. Atualizado com as Portarias Conjuntas nº s 28 e 29/2024.
Compartilhar impresssora

Carga Horária do Curso

32 horas - 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Apresentação

Conforme disciplinado nos normativos sobre o tema, transferência voluntária é caracterizada como a entrega de recursos corrente (custeio) ou de capital (investimento) por parte da União aos outros entes da Federação (Estados, Distrito Federal e Municípios) e às Organizações da Sociedade Civil, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, desde que não decorra de determinação constitucional (Transferência Obrigatória Constitucional), legal (Transferência Obrigatória Legal) ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.
Na atualidade, as parcerias da União, no caso, as transferências voluntárias da União, são operacionalizadas por meio da plataforma tecnológica chamada Transferegov.br, criada pelo Decreto nº 11.271, de 5 de dezembro de 2022.
De acordo com os Painéis Gerenciais do Transferegov.br, de 2008 até hoje, das quase 1 milhão de propostas enviadas para análise da União, aproximadamente 250 mil foram aprovadas. Ou seja, somente 26% das propostas estavam aptas para serem aprovadas e, via de consequência, transformadas em convênios, contratos de repasse, termos de fomento ou termos de colaboração.
Dos 264 bilhões de recursos disponibilizados aos Estados, Distrito Federal, Municípios e Organizações da Sociedade Civil, quase 125 bilhões (47%) não foram captados. Dos 139 bilhões captados, aproximadamente 23 bilhões (17%) não foram gastos ou foram devolvidos para União, sendo que poderiam (deveriam) ter sido aplicados nas mais diversas políticas públicas do país.
Diversos fatores contribuem para o baixo número de aprovações/gasto, mas sem dúvida podemos destacar os seguintes:
•    Falta de planejamento.
•    Falta de orientação;
•    Desconhecimento dos normativos relacionados às transferências voluntárias;
•    Desconhecimento dos normativos relacionados às contratações públicas;
•    Falta de familiaridade com o sistema Transferegov.br;
•    Falta de capacitação;
Soma-se aos fatores acima, as novidades trazidas pela nova, mas nem tão nova assim, Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, a Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Além disso, diversas instruções normativas recentemente editadas impactam diretamente às transferências voluntárias da União, sendo premente a realização de capacitação. Além disso, um novo fator que irá impactar sobremaneira as transferências voluntárias, é a edição Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de agosto de 2023 (NOVA PORTARIA DAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS), que complementa o Decreto nº 11.531, de 16 de maio de 2023 (NOVO DECRETO DAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS), e as Portarias Conjuntas nº 28, de 21/05/2024 e nº 29, de 22/05/2024.
Portanto, chegou a hora de se capacitar para vencer os desafios do dia a dia.
Não são trabalhadas as temáticas relacionadas às obras públicas, fundo a fundo, transferências especiais e TED.

Objetivo

Explore o Transferegov.br de forma prática e eficiente. Aprenda a utilizar a plataforma para submissão de propostas, acompanhamento da execução e prestação de contas, garantindo conformidade com as normativas vigentes. Com fundamento no Decreto nº 11.531, de 16 de maio de 2023, na Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33, de 30 de agosto de 2023, nas Portarias Conjuntas nº 28, de 21 de maio de 2024 e nº 29, de 22 de maio de 2024 e na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, o treinamento capacitará os participantes acerca da fase de formalização de convênios (Proposta e Plano de Trabalho), execução (acompanhamento/fiscalização) e prestação de contas, com o intuito de demostrar a correta e regular aplicação de recursos públicos aplicados por meio das transferências voluntárias.

Público Alvo

Servidores públicos, agentes públicos e gestores que atuam na formalização, execução (acompanhamento/fiscalização), prestação de contas dos convênios federais, Transferegov.br.

Programação do Curso

• Introdução
• Tipos de transferências federais
• Legislação aplicada
• Gestão de Cadastros e Perfis
• Atualização de cadastros
• Novos cadastros de convenentes
• Gestão de Perfis
• Segregação de funções e perfis
• Disponibilização de Programas
• Programa Orçamentário e Programa do Transferegov
• Tipos e qualificações da proposta
• Exercício Prático
• Proposta e Plano de Trabalho
• Fundamentação normativa
• Cadastrar proposta e plano de trabalho no sistema Federal
• Exercício Prático
• Status das propostas
• Elaboração e Cadastro de Termo de Referência/Projeto Básico
• Fundamento Normativo
• Cláusula suspensiva - Hipóteses e condicionantes
• Exercício Prático
• Celebração dos Instrumentos
• Acompanhamento do processo de celebração
• Empenhos
• Abertura de conta bancária
• Exercícios Práticos
• Módulo 7
• Início da fase de Execução
• Regularização da conta bancária do instrumento
• Indicação e seleção dos ordenadores de despesas
• Registro de notificação
• Exercício Prático
• Início da fase de Execução
• Regularização da conta bancária do instrumento
• Indicação e seleção dos ordenadores de despesas
• Registro de notificação
• Exercício Prático
• Licitações e contratações diretas
• Contratos Administrativos
• Fundamentação normativa
• Modalidades de licitações
• Sistemas integrados ao Transferegov
• Entendimentos do TCU e STF
• Novas orientações da Lei de Licitações e Contratos 14.133/2021
• Regras de contrapartida
• Fluxo processual de aceite
• Ajustes pós licitação
• Obrigatoriedade do contrato administrativo
• Liberação dos Recursos
• Requisitos para liberação dos recursos
• Aplicação em poupança
• Preparação da liquidação da despesa
• Recolhimento de tributos
• Movimentações financeiras
• Tipos de Ordem de Pagamento de Parcerias (OPP)
• Autorização do Gestor Financeiro e do Ordenador de Despesas
• Pagamento dos tributos retidos
• Possibilidade de OPP para Convenente
• Situações práticas de utilização
• Ampliação do limite OPP Convenente
• Discriminar da OPP Convenente
• Uso do Rendimento de Aplicação
• Situações pré e pós licitações
• Cadastro e análises dos rendimentos
• Ferramentas de Acompanhamento e fiscalização
• Prazos para o acompanhamento e fiscalização
• Visitas in loco, conforme normativo
• Módulo de acompanhamento e fiscalização pelo concedente
• Relatório de execução
• Relatório fotográfico - Aplicativo
• Fluxo e tramitação dos relatórios de execução
• Elaboração, envio e análise da prestação de contas
• Prazos para prestar contas
• Fundamentação normativa
• Cadastro das evidências para apresentação da prestação de contas
• Principais motivos de diligências
• Condições para aprovação da prestação de contas
• Prestação de contas preditiva
• Resultados dos pareceres finais da prestação de contas
A capacitação será desenvolvida mediante apresentação da referência normativa juntamente com parte prática. Ademais, serão abordados acórdãos do Tribunal de Contas da União sobre o tema e as atas da Comissão Gestora (principais tópicos).

Instrutores

image
Corpo Docente da One Cursos
Instrutor/Instrutora
Instrutor e palestrante em nível nacional, com experiência no programa proposto.

Outras Informações

 

 

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

IOC Capacitação LTDA
CNPJ: 10.825.457/0001-99
Inscrição Estadual: 07.520.699/001-64
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 569906-1

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

Formalização Execução Acompanhamento Prestação de Contas teoria prática Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 3 Decreto nº 11.531/2023 Transferegov.Br Lei nº 14.133/2021 – Portarias Conjuntas nº 28 de 21/05/2024 Portaria Conjunta nº 29 de 22/05/2024.
cookie
Ao fechar aceito os Termos de Uso.