01/02/2027 a 03/02/2027

Curso Online: Folha de Pagamento do SIAPE/SIAPECAD aplicada às Aposentadorias e Pensões do Regime Próprio de Previdência Social.

Compartilhar impresssora

Carga Horária do Curso

24 horas - Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Objetivo

Propiciar aos participantes o conhecimento e o aprimoramento de habilidades e competências necessárias para fins de operacionalização e gerenciamento da folha de pagamento de servidores aposentados e pensionistas, vinculados ao Regime Jurídico Único, junto ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar as funcionalidades dos sistemas SIAPE/SIAPECAD que estão relacionadas com a folha de pagamento de aposentados e pensionistas;
Ampliar os conhecimentos referentes à geração da folha de pagamentos de aposentados e pensionistas;
Aprofundar o entendimento sobre os conceitos e normas que regem os processos de cálculo e execução da folha de pagamento de aposentados e pensionistas;
Orientar sobre boas práticas e procedimentos adequados para a elaboração de cálculos e lançamentos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

*ATENCÃO: Para garantir um melhor aproveitamento das atividades práticas, solicitamos que todos os participantes tragam notebook.
Isso permitirá que você participe ativamente dos exercícios e maximize seu aprendizado durante o curso.

Público Alvo

Servidores Estatutários dos Órgãos e entidades da Administração Pública Federal que já utilizam ou estão começando a operacionalizar o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE no desenvolvimento de atividades relacionadas às aposentadorias e pensões.

Programação do Curso

1.1 Módulo de Administração
1.2 Módulo Gerencial
1.3 Módulo Folha
1.4 Módulo Pensão
1.5 Módulo SIAPECAD/Aposentadoria
1.6 Tabela de Rubricas
1.7 Tabela de Parentesco x Condição x Benefício
1.8 Tabela dos Fundamentos Legais de Aposentadoria
1.9 Tabelas dos Constantes Legais
1.9.1 Tabelas com os fatores de reajuste
1.9.2 Constantes Legais Diversas
1.10 Tabelas dos Tipos de Pensão
1.11 Tabelas de Função
1.12 Tabelas de Cargo.
2.1 Provimento de Cargo - PCA
2.1.1 PCA - Histórico
2.1.2 Exemplos de Inclusão de PCA Histórico no SIAPE
2.1.3 Registros do Fator de Conversão - Tempos em Condições Especiais no SIAPE
2.1.4 Alteração de PCA Histórico
2.1.5 Exclusão de PCA Histórico.
2.2 Tempo de Serviço Anterior - TAS /Exemplos de averbação no SIAPE
2.3 Pré-Aposentadoria
2.3.1 Mapa de Tempo de Serviço
2.3.2 Simulação de Aposentadoria
2.3.3 Simulador de Aposentadoria do Servidor - SOU GOV
2.3.4 Servidores com 75 anos e com PCA vigente.
2.4 Inclusão de Aposentadoria
2.5 Dados Pessoais
2.6 Alteração de Aposentadoria
2.7 Reversão de Aposentadoria
2.8 Exclusão por Óbito
2.9 Alteração de situação funcional para Instituidor de Pensão
2.10 Pensão por morte
2.11 Inclusão de Beneficiário
2.12 Alteração do Benefício
2.13 Alteração de Beneficiário
2.14 Exclusão do Benefício
2.15 Exclusão do Beneficiário
2.16 Acerto de exclusão por óbito decorrente do Batimento SIAPE x SCO
2.17 Dados bancários
2.18 Isenção Imposto de Renda/Doença Especificada em Lei
2.19 Prova de Vida Anual.
3.1 Acertos financeiros decorrentes de alteração funcional
3.2 Acertos em decorrência de isenção do imposto de renda para reflexos na DIRF
3.3 Acertos em decorrência de Óbito
3.4 Gratificação Natalina
3.5 Pagamento de Auxílio-Funeral
3.6 Per Capita
3.7 Valores não pagos em vida/Alvará Judicial
3.8 Férias indenizadas em decorrência de Aposentadoria
3.9 Pagamentos proporcionais
3.10 Plano de Seguridade Social - PSS
3.10.1 Base do PSS
3.10.2 Cálculo da Média de Contribuições
3.10.3 Título de Inatividade.
3.11 Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF
3.12 Abate-Teto Constitucional
3.12.1 Rendimento Extra – SIAPE para fins de abate-teto.
3.13 Consignação/Margem Consignável
3.14 Alteração da Base de Cálculo Bruta da Pensão.
• Expositiva e Interrogativa - apresentação PowerPoint
• Estudos de Caso
• Exercícios práticos

Instrutores

image
Corpo Docente da One Cursos
Instrutor/Instrutora
Instrutor e palestrante em nível nacional, com experiência no programa proposto.

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

IOC Capacitação LTDA
CNPJ: 10.825.457/0001-99
Inscrição Estadual: 07.520.699/001-64
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 569906-1

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

SIAPE e-SIAPE SIGEPE
Ao fechar aceito os Termos de Uso.