Brasília/DF - 04/12/2025 a 05/12/2025

Curso Online: Inteligência Artificial Aplicada à Logística de Almoxarifado Público.

Uma abordagem moderna para o Controle de Entrada e Desfazimento nos Almoxarifados Governamentais.
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Carga Horária do Curso

16 horas - Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Apresentação

A administração de estoques, corresponde ao planejamento das ações quanto há: organização, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias ao recebimento, cadastro, incorporação, guarda e controle, inventários e distribuição dos materiais destinados as atividades operacionais das Instituições. 

Objetivo

Identificar os procedimentos como levantamento de demandas, aquisição, recebimento, e alienação de materiais estão previstos na Lei nº 14.133/21 – N.L.L.C., os critérios de classificação, contabilização, responsabilização pela guarda dos materiais, além dos controles analíticos e a obrigatoriedade do levantamento de inventários para o confronto com os registros contábeis previstos na Lei Federal nº 4.320/64 – (Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos). A Instrução Normativa nº 205/88 – SEDAP/PR, traz conceitos relacionados a armazenagem, classificação, tipos de controle e renovação dos estoques.

Público Alvo

Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, com as áreas de: Compras, gestão de estoques, Contabilidade, Orçamento e Controle Interno, de órgãos: Federais, Estaduais e Municipais dos três Poderes, e suas autarquias.

Programação do Curso

1.Conceito Geral;
2.Conceito de Almoxarifado;
3.Conceito de Patrimônio;
4.Classificação dos bens materiais.
1.Execução Orçamentária e Financeira;
2.Classificação Institucional;
3.Classificação da Despesa Orçamentária por Natureza;
4.Depreciação, Amortização e Exaustão.
5.Estudo de caso
1.Material Permanente x Material de Consumo;
2.Classificação de despesa com serviço de remodelação, restauração, manutenção e outros;
3.Classificação de despesa com aquisição de pen-drive, canetas ópticas e similares;
4.Serviços de Terceiros X Equipamentos/Bens Permanentes/Material de Consumo.
1.Área de compras eficiente;
2.Termo de Referência/Projeto Básico em conformidade com a Lei nº 14.133/21;
3.Falhas no Termo de Referência;
4.Ciclo das Compras;
5.Negociação e Cobrança a fornecedores em conformidade com a Lei nº 14.133/21;
6.Aplicação de Sanções em conformidade com a Lei nº 14.133/21.
1.Recebimento de materiais (provisório e definitivo, o que diz a Lei nº 14.133/21);
2.Etapas do recebimento
a.Provisório;
1.Documentos comprobatórios;
2.Vistoria cega ou documental;
3.Check list;
4.Caso prático.
b.Definitivo
1.Prazo de validade, lote estado físico dos materiais;
2.Aprovação ou recusa parcial ou total;
3.Dinâmica para estudo.
3.Armazenagem;
1.Tipos de armazenagem;
2.Técnicas de armazenagem;
3.Armazenagem correta e eficiente;
4.Estudo de casos.
4.Conceitos de estoques;
5. Porque ter estoques:
a.Provisório e Definitivo. Renovação e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques;
b.Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Ressuprir.
6.Custos dos estoques;
7.Método de previsão da demanda; (estudo de caso)
8.Classificação ABC/WYZ; (dinâmica para estudo)
9.Sistema de reposição de estoques;
10.Inventario de estoques (busca pela acuracidade);
a.Tipos de inventário;
b.Métodos de realização de inventario;
c.Estudo de casos.
11.Distribuição (Saida de materiais);
1.Por requisição;
2.Por pressão;
3.Conciliação;
4.Estudo de caso.
12.Desfazimento de materiais (obsoletos).

Instrutores

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Luciano Ribeiro Pereira
Instrutor
Instrutor, consultor e palestrante nos assuntos sobre patrimônio, almoxarifado, materiais e estoque, com mais de 15 anos de experiências na área. É Administrador e Pós-graduado em Gestão Pública (FGV/RJ). Atuou na Organização, Planejamento e Gestão de almoxarifado e patrimônio por mais de 14 anos na Administração Pública, com passagens por importantes Órgãos Públicos. Atuou como coordenador do grupo de trabalho com o fim de promover a reformulação do Decreto Estadual de Gestão de Almoxarifado e do de Patrimonial Móvel do Estado do Espirito Santo; Foi membro do grupo que coordenou o projeto de levantamento patrimonial mobiliário do Estado do Espírito Santo composto por 53 órgãos e autarquias. Atuou como membro no Comitê de Gestão Patrimonial do Estado do Espírito Santo. Atua como docente nas disciplinas de Gestão de Almoxarifado e Patrimônio em nível nacional. Atualmente é consultor em Gestão e Planejamento de Almoxarifado e Patrimônio e Mestrando em Administração.

Demais Informações

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REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

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