10/12/2025 a 12/12/2025

Curso Online: Obras Públicas: Tudo o que você precisa saber para Fiscalizar e Executar. Atualizado com a Nova Lei 14.133/2021.

Compartilhar impresssora

Carga Horária do Curso

24 horas - Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Objetivo

Capacitar servidores e empregados públicos a obter o melhor resultado em contrato de obras e serviços de engenharia, atendendo às determinações das novas Leis. Estabelecer um entendimento claro das fases do contrato, desde a licitação até a gestão e emissão dos termos de recebimento. Desenvolver ferramentas de gestão e controle.

Público Alvo

Servidores e empregados públicos envolvidos em execução e fiscalização de obras públicas. Comissão de Licitação e pregoeiros.

Programação do Curso

oEstudos de Viabilidade
o ETP
o Matriz de Riscos
o Orçamentos
oEPU
o EPG
o Empreitada Integral
o Tarefa
o Contratação Semi-Integrada
Uso e restrições
Obras e Serviços de engenharia
Matriz de Risco e precificação
Gestão por Cronograma e eventograma
oContratação Integrada
Foco em Inovação
Obras e Serviços de Engenharia
Matriz de Risco e precificação
Gestão por eventograma
o Matriz de Risco - Teoria e Prática
oSinapi / Sicro / Cotações
o Análise de produtividade
o Reajustamento X repactuação
o Serviços continuados (manutenção) x Obras
• Introdução aos regimes de execução contratual na Lei das Estatais e na Lei 14.133/2021.
• As contratações integradas e semi-integradas comparadas com os demais regimes de execução contratual (preço global, tarefa, empreitada integral e preço unitário).
• Documento técnico contendo as obrigações de fi m e de meio.
• Possibilidade de aceitação de projetos com metodologia diferenciada de execução na contratação integrada ou semi-integrada.
• Os principais riscos envolvidos na execução de obras públicas e serviços terceirizados.
• Objetos que podem ser licitados pela contratação integrada e semi-integrada.
• Visão geral do processo de gerenciamento de riscos.
• Como alocar e detalhar a repartição de riscos com o uso de matriz de riscos?
• É possível alterar a alocação de riscos inicialmente contratada por meio de termo de aditamento contratual?
• Quais as etapas envolvidas para elaboração de uma matriz de riscos?
• Modelos de matriz de riscos
• A mitigação de riscos: seguros de risco de engenharia; performance bonds; instrumentos de hedge;
seguros de responsabilidade civil; reequilíbrio econômico-financeiro.
• Métodos de avaliação qualitativa e quantitativa dos riscos.
• O cálculo do adicional de risco previsto nos arts. 22 e 103, §3º, da Lei 14.133/2021.
• É possível utilizar o adicional de risco no âmbito de licitações fundamentadas na Lei das Estatais?
• Conceitos sobre riscos, precisão do orçamento e contingências.
• Modelo de matriz de riscos desenvolvido pelo instrutor para a licitação de obras públicas e serviços de engenharia.
• Modelo de matriz de riscos previamente pelo instrutor para a licitação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra.

Instrutores

image
Daniel Paglia
Instrutor
Engenheiro especializado em gestão de contratos e gestão de riscos, atua há mais de 25 anos nos meios público e privado. Certificado em Gestão de Riscos pelo International Business Management Institute – Berlim, é engenheiro civil formado pela UNICAMP; pós-graduado em Gestão da Cadeia de Suprimentos pela UNICAMP, e possui formação executiva em Gestão de Negócios pelo INDEG – Lisboa, e em Economia pela FGV. Atuou por 11 anos como servidor público, quando acompanhou obras públicas em vários estágios, desde sua concepção até sua efetiva entrega. Professor de MBAs, pós-graduações e cursos livres na área de gestão de riscos, contratos de infraestrutura e edificações, gestão de contratos públicos, pleitos, licitações, orçamentos e itens correlatos, já realizou mais de 2.000 horas de cursos, palestras e aulas sobre os temas, atuando por empresas consagradas.

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

IOC Capacitação LTDA
CNPJ: 10.825.457/0001-99
Inscrição Estadual: 07.520.699/001-64
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 569906-1

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

Licitação e Gestão Lei de Licitações nº 14.133/2021 Gestão de Riscos
cookie
Ao fechar aceito os Termos de Uso.