18/12/2025 a 19/12/2025

Curso Online: Pesquisa de Preços para Contratações Públicas com o Uso de Inteligência Artificial(IA) - Atualizado com a Lei nº 14.133/2021 e IN/SEGES Nº 65/2021.

Atualizado com a IN Nº 65/2021 com a Nova Lei de Licitações nº 14.133/2021.
Compartilhar impresssora

Carga Horária do Curso

16 horas - Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Objetivo

Capacitar o participante para a pesquisa de preços e definição do preço estimado em contratações públicas, em conformidade com os dispositivos legais e jurisprudenciais.
Objetivo específicos:
Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de:
•    Realizar a pesquisa de preços;
•    Definir os preços estimado (máximo) da contratação;
•    Identificar vícios na etapa de pesquisa de preços.

Público Alvo

Servidores que realizem as seguintes atividades:
a)    Instrução de processos licitatórios;
b)    Agentes da contratação (pregoeiros) e membros das comissões de contratação;
c)    Gestão e fiscalização de contratos administrativos;
d)    Autoridade competente.

Programação do Curso

1.1. Licitação
1.2. Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos
1.3. Âmbito de aplicação e vigência.
1.4. Governança.
1.5. Processo de Licitação
1.6. Fase preparatória
1.7. ETP
1.8. Modalidades
1.9. Critérios de julgamento
1.10. Noções sobre Sistema de Registro de Preços
2.1. Base legal
2.2. Finalidade da pesquisa de preços
2.3. Preço estimado e preço máximo
2.4. Elementos mínimos
2.5. Parâmetros da pesquisa de preços
2.6. Variáveis que influenciam na pesquisa de preços
2.7. Média saneada
2.8. Priorização
2.9. Pesquisa de Preços
2.10. Pesquisa de preços em contratação direta
2.11. Boas práticas na pesquisa de preços
2.12. Principais falhas na pesquisas de preços
2.13. Diferenças entre a pesquisa do ETP e do TR
3.1. Sigilo do Orçamento.
3.2. Tratamento Diferenciado ME/EPP
3.3. Negociação da Proposta
3.4. Pesquisa de preços em SRP
3.5. Pesquisa de Preços na Prorrogação Contratual
3.6. Prática no Painel de Preços
• Exposição da legislação sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
• Exposição da legislação trabalhista e previdenciária que trata do cálculo de verbas trabalhistas;
• Exposição da jurisprudência sobre a terceirização;
• Dirimir dúvidas relacionadas aos requisitos a serem avaliados no planejamento de compras públicas.

Instrutores

image
Ricardo F. Brito
Instrutor
Graduado em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), com MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades (2012) pela Anhanguera-Uniderp e Mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Servidor público federal da Universidade Federal da Grande Dourados desde 2010. Foi Chefe do Setor de Administração do Hospital Universitário da UFGD e Pró-Reitor de Administração da UFGD. Atualmente cedido ao Ministério da Economia para exercer a função de Coordenador-Geral da Serviços Compartilhados da Central de Compras. Professor em cursos de especialização em Gestão Pública Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Possui experiência na área de Gestão Pública, principalmente nos subtemas Logística na Administração Pública (licitações e contratos), Finanças Públicas, Transparência e Sistemas Estruturantes da Administração Pública (SIASG, ComprasGovBr e DWComprasnet).
image
Corpo Docente da One Cursos
Instrutor/Instrutora
Instrutor e palestrante em nível nacional, com experiência no programa proposto.

Outras Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!
Características:
* Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
* Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias úteis após a sua realização.
* Emissão do certificado em formato digital.

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

14.1333/2021 65/2021 Pesquisa de Preços Justificativa de preços IN/SEGES Nº 65/2021 Lei nº 14.133/2021
cookie
Ao fechar aceito os Termos de Uso.