03/12/2025 a 05/12/2025

Curso Online: SIADS – Sistema Integrado de Gestão Patrimonial: Da Implantação a Operacionalização das Funcionalidades do sistema, atualizado com a Portaria ME nº 4.378/2022.

Ênfase na Nova Ferramenta SIADS e Doações.gov, com prática no computador.
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Carga Horária do Curso

24 Horas: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Objetivo

Apresentar as funcionalidades e noções básicas na prática sobre a operacionalização do SIADS, visando alcançar servidores públicos que atuam direta e indiretamente com a gestão de bens de consumo e permanente. É imprescindível conhecer as funcionalidades do SIADS relacionadas com a gestão e controle do patrimônio público, em busca da conciliação de saldos dos bens permanentes e materiais de consumo, em atendimento a Portaria ME nº 4.378, de 11 de maio de 2022.

Público Alvo

Servidores de órgãos da administração pública direta e indireta, fundações, sociedades de economia mista e presas públicas, que atuam na área de patrimônio ou em atividades ligadas à mesma, tais como: compras, almoxarifado, bens móveis permanentes, e consumo,contabilidade, controladoria, assessores e outros servidores interessados na matéria.Servidores públicos que atuam na gestão patrimonial na esfera Pública Federal.

Programação do Curso

Conceitos de patrimônio público; a importância do controle patrimonial; O papel do gestor de patrimônio; Classificação de materiais; Noções de natureza de Despesa e contas contábeis na operacionalização do sistema.
Exigências legais pelos órgãos de controle; Perfis e senhas de acesso ao Sistema.
Tabelas de apoio; Consulta catálogo de material; Consulta item SIASG; consulta por item; e Personalização de materiais visando inclusão e implantação.
Consulta; alteração; inclusão; exclusão, e reativação de Unidade Organizacional para fins da destinação correta dos bens dentro de cada esfera Unidade Gestora (UG).
Consulta; alteração; inclusão; exclusão; e reativação para fins da doação, e transferência de bens para órgãos não SISG.
Personalização de itens de materiais; catálogo de materiais no sistema; inclusão e implantação; faixa de números patrimoniais; Inclusão de bens de forma manual dá-se em virtude de compras; doações e transferências extra orçamentárias efetuadas durante a não efetivação do SIADS nas Unidades Gestoras.
Apresentar as diversas formas de entradas. Consultas; alteração; inclusão; exclusão; relatórios de entrada de bens.
Consulta; alteração; inclusão; exclusão e relatórios de saídas de bens.
Transferências internas e externas. Consulta; alteração; inclusão; exclusão de movimentações; Relatórios diversos de movimentações.
Visando a correta classificação no momento da aquisição ou implantação de materiais no SIADS.
Tipos de inventário; a obrigatoriedade de inventário na aprovação de contas; periodicidade dos inventários; Inventário como forma de controle qualitativo e quantitativo dos bens; Abordagem geral do inventário no SIADS Web.
Abordagem geral sobre doações na nova ferramenta Doações.gov; inutilização; alienação; baixa.
Abordagem geral sobre doações de bens e seus reflexos nos sistemas patrimonial, contábil, com a implantação do SIADS.
Para o momento da prática no SIADS o aluno deverá ter acesso ao HOD e habilitação no SIADS para um melhor aproveitamento no curso.

Instrutores

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Gessé F. Dias
Instrutor
Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Possui 25 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (Licitação, almoxarifado, COMPRAS, LEILÃO, desfazimento de bens, gestão de patrimônio), com Especialização em Gestão Pública; Auditoria e Perícia Contábil; Gestão Estratégica de Pessoas; Processos Gerenciais. Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência na gestão de pessoas, setor financeiro, setor de licitações, fiscalização de contratos. Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico; Gestão de Patrimônio Público; Materiais e Almoxarifado. Experiência em docência superior, atuando na UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB – Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso GESTÃO DE MATERIAIS. Aprovado em 2006 para a carreira no cargo de Analista Administrativo (Administração). Atualmente desempenha a Função de Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças. Experiência na operacionalização do SIAFI.Instrutor de Gestão de Patrimônio, Almoxarifado; Gestão de Materiais.

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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