Rio de Janeiro/RJ - 08/12/2025 a 09/12/2025

Curso Presencial: Capacitação para Operacionalização de Pregão Eletrônico e da Dispensa Eletrônica Com Simulação Prática no Sistema do COMPRAS.GOV(COMPRASNET).Incluindo o Contrata mais Brasil.

Curso Prático
Compartilhar impresssora

Carga Horária do Curso

Rio de Janeiro/RJ - 16 horas - Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Locais de Realização

Rio de Janeiro/RJ - 08/12/2025 a 09/12/2025 - Local: Centro de Treinamento da One Cursos

Objetivo

Abordar os principais aspectos teóricos e práticos inerentes à Dispensa Eletrônica, de acordo com a Instrução Normativa nº 67/2021/SEGES/ME; e Capacitar pregoeiros, equipe de apoio e demais envolvidos com a contratação para  operacionalização do pregão eletrônico, bem como a preparação para realização do certame com o lançamento da Intenção de Registro de Preços e da Licitação, de acordo com a Instrução Normativa nº 73/2022/SEGES/ME.

Público Alvo

Pregoeiros, futuros agentes de contratação, membros de comissão de licitação, servidores e autoridades envolvidos na fase de seleção do fornecedor das contratações públicas. Compradores públicos, Agentes de Contratação (Pregoeiro) e Equipe de apoio.

Programação do Curso

TEORIA
- Previsão legal e normativa para a Dispensa Eletrônica;
- Qual o objetivo da Dispensa Eletrônica ?;
- Qual a abrangência para uso?
- Quem pode utilizar ?
- Quais as hipóteses de uso?
- Os principais cuidados com o fracionamento da Despesa;
- A instrução do processo de Dispensa eletrônica;
- Aspectos operacionais para a Dispensa Eletrônica;
- Fases e etapas da Dispensa Eletrônica;
- O que diz a jurisprudência dos Tribunais sobre a Dispensa eletrônica.
PRÁTICA:
- Cadastramento no sistema Compras.gov para operacionalizar a Dispensa eletrônica;
- Cadastramento de uma Dispensa eletrônica com e sem disputa;
- Simulação de um procedimento eletrônico de Dispensa no sistema Compras.gov.
- Orientações sobre etapa de Lances, negociação, aceitação de proposta, habilitação, adjudicação e homologação.
TEORIA
- Fases do Pregão;
- O pregão pelo sistema e Registro de Preços;
- Modos de Disputa;
- Responsabilidades do Pregoeiro e Equipe de Apoio;
- Prazos inerentes ao Pregão – do começo ao fim;
- Publicação no PCNP;
- Registro de Impugnações e Pedidos de Esclarecimento;
- Peculiaridades da análise de propostas;
- Peculiaridades na fase de habilitação;
- Disputas de Lances e a posterior negociação;
- O que é preço inexequível;
- O formalismo moderado;
- Aplicabilidade do tratamento diferenciado para ME/EPPs;
- Pressupostos recursais;
- Adjudicação e Homologação;
- Formação do Cadastro Reserva.
PRÁTICA
- Conhecendo o Sistema Compras.gov;
- As principais funcionalidades no SICAF;
- Lançamento de uma Intenção de Registro de Preços;
- Lançamento de uma licitação pelo Sistema de Registro de Preços;
- Lançamento de uma licitação tradicional;
- Realização de uma sessão pública do Pregão eletrônico – Modo de Disputa Aberto;
- Realização de uma sessão pública do Pregão eletrônico – Modo de Disputa Aberto/Fechado; e
- Realização de uma sessão pública do Pregão eletrônico – Modo de Disputa Fechado/Aberto.
Cada aluno deverá prazer o seu notebook para aula prática

Instrutores

image
Jander Leal dos Santos
Instrutor
Economista, Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito Ambiental, Formado em Gestão Pública pela ENAP, Mestre em Planejamento Estratégico Ambiental, Doutor em Gestão e Auditoria Ambiental, Professor da Universidade Cândido Mendes – Instituto AVM (UCAM/AVM) no RJ na área de Direito Ambiental, Professor de Gestão Ambiental, Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na UCAM/AVM. Ministra treinamentos na área de Compras Públicas Eletrônicas e Formação de Pregoeiros. Atuou como Encarregado da Seção de Licitações e Contratos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Atuou como Assessor Jurídico de Órgão Federal. Atuou como Docente no Centro de Instrução Almirante Newton Braga (Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais da Marinha). Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na Universidade Cândido Mendes /AVM. Possui 34 anos de experiência na área de licitações públicas. Atuou como Pregoeiro desde 2000.

Dados da Instituição

IOC Capacitação LTDA
CNPJ: 10.825.457/0001-99
Inscrição Estadual: 07.520.699/001-64
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 569906-1

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

Dispensa Inexigibidade Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos Lei nº 14.133/2021 Sistema do COMPRAS.GOV(COMPRASNET) Operacionalização de Pregão Eletrônico Dispensa Eletrônica IN 73/2022/SEGES/ME
cookie
Ao fechar aceito os Termos de Uso.