Brasília/DF - 03/12/2025 a 05/12/2025

Curso Presencial: 1º Simpósio Nacional One Cursos ESG no Setor Público – O Futuro Que Queremos

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Carga Horária do Curso

Brasília/DF - 24 Horas - Horário: 8h30 às 18h

Locais de Realização

Brasília/DF - 03/12/2025 a 05/12/2025 - Local: Hotel San Marco ( Local sujeito alteração)

Apresentação

As transformações sociais e jurídicas das últimas décadas têm exigido cada vez mais ações efetivas das organizações públicas e privadas no sentido de fomentar um mercado socialmente justo, economicamente eficiente e ambientalmente responsável. Essa perspectiva exige do Estado a adoção de iniciativas que visem ao desenvolvimento sustentável no país, o que requer dos gestores públicos o alinhamento aos novos paradigmas e rumos da administração pública brasileira. Nesse sentido, é fundamental o desenvolvimento organizacional das unidades que lidam com as atividades relacionadas às contratações, de modo que os gestores tenham uma visão mais estratégica, com pano de fundo multidisciplinar, em um ambiente de diálogo entre as ciências jurídica, administrativa, econômica, ambiental e social, entre outras.

As contratações públicas ganharam um grande reforço com os dispositivos da nova lei de Licitações e Contratos, quais sejam os que tratam de políticas econômicas, sociais e ambientais. Neste compasso é que os gestores públicos deverão considerar, a partir da determinação e suas necessidades, que o uso do seu poder de compra poderá induzir a uma nova cultura a de preservação e proteção do meio ambiente e, via de regra, da dignidade da pessoa humana.

Objetivo

O 1º Simpósio Nacional One Cursos ESG no Setor Público terá o desafio de congregar setores públicos e privado, contratantes e contratadas, proporcionando reflexões e discussões, com forte pragmatismo, sobre os diversos temas envolvendo o consumo de forma inconsciente, sendo este um grande vilão  que coloca a sociedade em estado de alerta sobre seu rumo.

Público Alvo

  • Gestores e servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal;
  • Membros de tribunais de contas, ministérios públicos e órgãos de controle;
  • Profissionais de áreas estratégicas como planejamento, orçamento, sustentabilidade, licitações e governança;
  • Pesquisadores, docentes e estudantes das áreas de administração pública, direito, meio ambiente e políticas públicas;
  • Líderes de organizações do terceiro setor e de entidades voltadas à sustentabilidade e à ética na gestão pública;
  • Empresas que prestam serviços ou fornecem soluções sustentáveis para o setor público.

Programação do Curso

Laboratório de Ideias, onde todos os palestrantes do dia e o Coordenador se reunirão no palco para responderem perguntas previamente elaboradas e selecionadas.
Laboratório de Ideias, onde todos os palestrantes do dia e o Coordenador se reunirão no palco para responderem perguntas previamente elaboradas e selecionadas.
“Nosso Futuro Comum” Já Começou
Laboratório de Ideias, onde todos os Palestrantes do dia e o Coordenador se Reunirão no Palco para Abordarem sobre projeções, apostas e perspectivas para a Implantação do ESG no Setor Público.

Instrutores

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Paulo Alves
Instrutor
Presidente da Companhia de Soluções e Inteligência Governamental - CSI. Diretor Presidente da Companhia Brasileira de Governança - CBG. Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça por duas décadas. Ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University - Florida/EUA. Possui extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Planejamento, Governança Pública, ESG, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União - EAGU, da Escola Superior do Ministério Público - ESUMP, do Instituto Serzedello Corrêa - ISC/TCU, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados - CEFOR, da Escola Paulista de Magistratura - EPM, da Escola Corporativa da FIOCRUZ, do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance Público - IGCP, da Escola de Contas de vários unidades da Federação. Professor do MBA em Governança Pública da Escola Brasileira de Direito - EBRADI. Professor de pós-graduação da Faculdade CERS, da Faculdade Baiana de Direito e da NP Pós. Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil - RGB. Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança - ALAGOV. Membro efetivo do Instituto Nacional da Contratação Pública - INCP. Membro do Comitê de Estatais do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo - IBDA. Membro do Instituto Protege. COMPANHIA BRASILEIRA DE GOVERNANÇA - CBG
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Jander Leal dos Santos
Instrutor
Economista, Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito Ambiental, Formado em Gestão Pública pela ENAP, Mestre em Planejamento Estratégico Ambiental, Doutor em Gestão e Auditoria Ambiental, Professor da Universidade Cândido Mendes – Instituto AVM (UCAM/AVM) no RJ na área de Direito Ambiental, Professor de Gestão Ambiental, Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na UCAM/AVM. Ministra treinamentos na área de Compras Públicas Eletrônicas e Formação de Pregoeiros. Atuou como Encarregado da Seção de Licitações e Contratos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Atuou como Assessor Jurídico de Órgão Federal. Atuou como Docente no Centro de Instrução Almirante Newton Braga (Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais da Marinha). Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na Universidade Cândido Mendes /AVM. Possui 34 anos de experiência na área de licitações públicas. Atuou como Pregoeiro desde 2000.
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Priscilla Vieira
Instrutora
Master in Business Administration em Direito e Processo do Trabalho da Fundação Getulio Vargas. Professora de pós-graduação em Licitações e Contratos da Escola Mineira de Direito, do Instituto Navigare, do Grupo CERS- Faculdade Renato Saraiva e UNEED. Advogada especializada em contratações públicas. Membro do Sub- Comitê de Fornecedores da Rede Governança Brasil e do Instituto de Direito Administrativodo Estado Do Pará. Pregoeira certificada pela Escola de Governo do Estado do Pará. Ministrante de Cursos na área de Licitações. Mentora e Consultora de Empresários licitantes. Co-autora do livro "Estudo Avançados sobre Contratações Públicas" e "Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, estudos em homenagem ao professor Ronny Charles".
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Denise Kronemberger
Instrutora
Geógrafa, especialista em Planejamento Ambiental, Mestre e Doutora em Geociências. No IBGE trabalhou com indicadores de desenvolvimento sustentável, estatísticas ambientais e Atlas. Representou o IBGE no Grupo de Especialistas em Estatísticas Ambientais da ONU e no Grupo de Trabalho em Indicadores Ambientais da Iniciativa Latino-americana do Fórum de Ministros (ILAC). Foi professora colaboradora durante 20 anos no curso de Análise Ambiental e Gestão do Território, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, ministrando as disciplinas ‘desenvolvimento sustentável’ e ‘indicadores ambientais’. Foi professora colaboradora da ENAP, curso de Avaliação de Políticas Públicas, em 2019. É professora colaboradora do curso de MBA em ESG, na PUC-Rio, desde 2021. Autora do livro Desenvolvimento Local Sustentável: uma abordagem prática e de artigos sobre o tema de indicadores de desenvolvimento sustentável. Coordena o projeto Indicadores ODS, na Presidência do IBGE. É co-chair do Grupo Interagências e de Especialistas em Indicadores ODS, da Divisão de Estatística da ONU. Representa o IBGE na Comissão Nacional para os ODS. Fez parte da Delegação Brasileira no Fórum Político de Alto Nível de 2024, na ONU, em Nova York.
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Dr. Renato Cader
Instrutor
Doutor em Ambiente e Sociedade (UNICAMP), mestre em Administração Pública (FGV) e em Administração (PUC-RJ). Gestor de carreira do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Atualmente Diretor de Administração da EMERJ. Possui cerca de 25 anos de experiência na gestão pública, tendo ocupado cargos estratégicos em órgãos como MPF, MPRJ, ANS, ANCINE e Jardim Botânico do RJ. Prêmio Inovação na Gestão Publica da ENAP, e também premiado pelo Instituto Negócios Públicos, CNMP e TCE-RJ por projetos de inovação e sustentabilidade na administração pública. Certificado internacionalmente em gestão de riscos (ISO 31000) e auditoria ambiental (ISO 14000). Autor do livro Governança e Sustentabilidade e de diversas publicações na área.
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Ketlin Feitosa Scartezini
Instrutora
Mestre e doutoranda em Gestão Pública pelo IDP. Graduada em Direito com MBA em Gestão e Tecnologias pela USP e Pós-graduada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela FGV. Servidora pública com 30 anos de carreira dedicados à gestão sustentável. Atualmente está licenciada e atua como Diretora de Relações Corporativas da AMBIPAR. Destaque para projetos como a implantação da Agenda Ambiental no TSE e o projeto de descarte ecologicamente correto das urnas eletrônicas e material de eleição; e o TRT Ambiental na 1ª Região. Membro dos Comitês Nacionais para População de Rua e Pessoas com Deficiência do Judiciário nomeada pelo CNJ. Podcaster do canal “Critério Sustentável” e Colunista do Portal Sollicita.
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Tatiana Camarão
Instrutora
Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Diretora de Gestão e Relações Institucionais da empresa Meta 5, Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo - IMDA. Membro da Rede Governança Brasil - RGV. Professora da Pós Graduação da PUC/MG. Coordenadora e Professora da LEC - Legal Etichs Compliance. Coautora de diversas obras, entre elas: Termo de Referência nas Licitações e Contratações Públicas, pela Editora SGP; Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos Vs. 1 e 2; Processo Administrativo: Comentários à Lei n 9.784/99 atualizado com a Lei 14.210/2021; As contratações de Inovação pela Administração Pública à Luz do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador; e Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, pela Editora Fórum. Palestrante. Promove cursos nas áreas de gestão pública, licitações e contratos. Atua como consultora na área de governança e gestão pública.
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Lara Brainer
Instrutora
Formada em Direito pela Universidade Candido Mendes; pós-graduada em Altos Estudos em Defesa, pela Escola Superior de Defesa, e em Direito Administrativo, ênfase em relações entre empresas e o poder público. Atual Diretora da Central de Compras, na Secretaria de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e consultora do Banco Mundial. Servidora efetiva da Agência Nacional de Saúde Suplementar, onde foi Gerente de Contratos e Licitações, atuando em licitações por mais de 20 anos. Procuradora Chefe (cível e pessoal) da Procuradoria de Nova Iguaçu e Chefe da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo, Secretária Adjunta de Governo, Subsecretária Municipal de Educação e Assessora Legislativa na Câmara de Vereadores. Palestrante, Mediadora e Professora de Direito Administrativo, em especial, sobre o tema de contratações públicas.
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Isabela Brito
Instrutora
Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público IDP. Graduada em Administração pela Universidade do Tocantins, com pós-graduação em Gestão Pública, e Gestão de Projetos pelo IBMEC. Servidora pública concursada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal desde 1998. Responde, desde 2016, pela Secretaria de Contratações e Gestão de Materiais do TJDFT, área reconhecida nacionalmente pelas boas práticas em governança e gestão das contratações. Possui a certificação Internacional Certified ISO 31000 Risk Management Professional. Tem experiência em Gestão, com ênfase em Governança e Gestão Pública. Implementou o sistema de governança das contratações no âmbito do TJDFT. Compõe os Comitês de Governança Estratégica; e de Governança e Gestão de Contratações do TJDFT. Autora de diversos artigos sobre Governança nas Contratações, é instrutora de cursos sobre as temáticas em órgãos públicos.
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Caroline Rodrigues da Silva
Instrutora
Consultora Jurídica. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UFPR. MBA em ESG and Impact, pela Trevisan Escola de Negócios. Especialista em Direito e Gestão das Entidades do Sistema S, pelo IDP-Brasília. Especialista em direito socioambiental pela PUC/PR. Graduada em Direito pela Unicuritiba-PR. Trabalhou na Assessoria Jurídica do SESC/PR; na JML Consultoria e na banca Pironti Advogados. Professora convidada de pós-graduação em licitações da UFPR, da PUC-PR, PUC-SC, EMD, CERS-PE e de especializações em outras faculdades. Autora de diversos artigos e livros sobre o tema licitações, contratos administrativos, ESG, sustentabilidade, gestão de riscos e compliance público. Co-coordenadora da Obra ESG na Administração Pública, estudos dirigidos, pela Editora Fórum, 2025".
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Drª. Christianne Maroun
Instrutora
Há mais de 25 anos Christianne dedica seu trabalho, estudos e ensino aos desafios climáticos e de sustentabilidade locais e globais. Ela esteve envolvida com empresas e instituições internacionais, contribuindo na implementação de soluções técnicas criativas para questões de sustentabilidade. Christianne é professora da engenharia ambiental da PUC-Rio e de MBA da FGV há mais de 20 anos. Ela é formada em Química Industrial, com doutorado em Planejamento Energético e Ambiental. Christianne foi Gerente de Meio Ambiente da FIRJAN, Diretora de Mudanças Climáticas da ICF International, e consultora da ONU e da GIZ. Atualmente Christianne é coordenadora do Climate Finance Hub Brasil, uma iniciativa que envolve colaboração de diversas instituições para desenvolvimento de ferramentas e treinamentos para análise de transição climática envolvendo o setor financeiro e empresas da economia real.
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Adriana Tostes
Instrutora
Pós-Graduada em Meio Ambiente e Sustentabilidade (Fundação Getúlio Vargas,2022). Graduada em Comunicação Social (UniCEUB, 1988). Especialista em governança e gestão sustentável com expertise na formulação de políticas públicas, e em gestão estratégica (Fundação Dom Cabral – 2019). Formação como Auditora Líder ABNT PR - 2030. Foi servidora pública federal aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios -TJDFT por 28 anos. A frente da Coordenação Estratégica e Sustentabilidade (2012-24) e supervisionou (2019-24) as áreas de projetos e processos estratégicos, equidade e diversidade e inclusão de pessoas com deficiência. Foi assessora chefe substituta da Assessoria de Comunicação Social do órgão por 10 anos. Coordenou a implementou a Política de Sustentabilidade do Tribunal e o subsistema de governança de sustentabilidade, em alinhamento aos subsistemas institucionais da integridade, da equidade e diversidade, e aos sistemas da estratégia e das contratações no âmbito do Tribunal. Gerenciou a implementação dos Programas Esplanada Sustentável, de Responsabilidade socioambiental “Viver Direito”, do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, da Agenda A3P do Ministério do Meio Ambiente, do Projeto Fênix – Inclusão cidadã dos catadores de resíduos sólidos do DF (2012-15), do Curso EAD de Sustentabilidade aplicada às contratações, e do Plano de Logística Sustentável, todos no âmbito do TJDFT, órgão de referência nacional sobre a temática nos Balanços de Sustentabilidade do Poder Judiciário. Integrou os Grupos de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça na elaboração das Políticas de Sustentabilidade e Governança e Gestão de Contratações do Poder Judiciário (Resoluções CNJ N. 201/2015, N. 400/21 e N. 347/2020). Membro da Rede nacional de Equidade (2023/24), e Membro do Comitê Nacional PoN. 2pRuaJud (Portaria CNJ Presidência N. 25/25). Sócia da GPS – Gestão Pública e Parcerias Sustentáveis, e poadcaster do Critério Sustentável (Instagram e Lindedin), série de entrevistas voltadas à divulgação de boas práticas de governança, sustentabilidade e contratações sustentáveis. Palestrante e instrutora de cursos corporativos sobre ESG, Gestão da Sustentabilidade e Contratações Sustentáveis. Autora de artigos no portal Sollicita sobre as temáticas.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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Lei nº 14.133/2021. Licitações e Contratos
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