Curso Online: SIAFI/SIAFIWEB com Noções do PCASP - Abordagem da Nova Nota de Empenho.

Prof/Tutor: Rosaura Haddad

Carga Horária

20 horas - Horário: 14h às 18h

Data Realização:

11/01 a 15/01/2021

Objetivo

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é a ferramenta governamental para a execução e o controle orçamentário, financeiro e patrimonial das unidades gestoras federais. O curso está direcionado para os servidores iniciantes, que pode abranger tantos os que acabaram de ingressar no serviço público, quanto para aqueles que já utilizam o SISTEMA SIAFI, porém, sem ter recebido nenhum treinamento, apenas das tarefas que são inerentes as suas atividades do dia-a-dia. O propósito deste curso é ensinar a devida navegação pelo Sistema entendendo onde buscar cada tipo de assunto, documento, conta, com lógica e compreensão de cada Subsistema. Além disso, objetiva demonstrar o que deve ser consultado no SIAFI e o que deve ser consultado no SIAFIWEB,  permitindo a utilização dos instrumentos disponibilizados pelo sistema Siafi com maior segurança.

Público-Alvo

Destina-se está direcionado para os servidores iniciantes, que pode abranger tantos os que acabaram de ingressar no serviço público, quanto para aqueles que já utilizam o SISTEMA SIAFI, porém, sem ter recebido nenhum treinamento e que atuem nas áreas orçamentárias, financeiras, patrimônio, almoxarifado e etc,  bem como aqueles que necessitem entender os conceitos das ações que praticam, com maior segurança e entendimento lógico do sistema Siafi.

Programa do Evento

Noções da estrutura da Administração Pública Federal no SIAFI
(órgãos, Unidades Gestoras, Unidade orçamentária Gestão, Setoriais Orçamentária, Financeira, Contábil e Auditora)
1. Diferença entre órgãos da administração direta e indireta, o que é órgão superior e órgão subordinado? Apresentando as transações CONORGAO, CONORGEST, CONUG e CONUO
2. Etapas do orçamento: Elaboração, Aprovação, Execução e Avaliação/Controle – o que é acompanhado no SIOP e o que é acompanhado no SIAFI?  
3. Noções dos instrumentos de planejamento governamental: PPA, LDO, LOA e quais são as contas de controle.
4. Princípios orçamentários.
5. Distinção entre crédito e recurso (Provisão, Destaque, Cota, Repasse e Sub-repasse).
6. Entendendo as etapas da execução da despesa (empenho, em liquidação, liquidação e pagamento).
Acesso ao sistema SIAFI
1. Objetivo do sistema SIAFI
2. Acesso ao SIAFI (ambiente HOD)
3. Acesso ao sistema SIAFI (ambiente Web)
4. Visualizando a árvore do SIAFI e linha de Comando
5. Entendendo como trabalhar com o Comunica (ambientes HOD e Web)
Noções do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)
1. Apresentando o Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP).
2. Consultando as contas pelo CONCONTA e sua funcionalidade, natureza de saldo, natureza de informação, ISF.
4. Consultas de saldos contábeis no SIAFI (>CONRAZAO e >BALANCETE) 8.
Principais transações e documentos relacionados ao SIAFI
1. Explorando o Portal SIAFI
2. Explorando o Manual SIAFI.
3. Apresentando os verbos do sistema SIAFI
4. Diferença entre unidade gestora e unidade orçamentária.
5. Diferença entre documento contábil e documento hábil
6.  INCLUSÃO DA NOVA NOTA DE EMPENHO - INCNE (no SIAFIWEB)
7. Consultas aos principais documentos no SIAFI (CONND, CONNC, NOVO CONNE (no SIAFIWEB), CONNS, CONOB, DARF)

Instrutor

Rosaura Haddad
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB);  Graduada em Administração pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduada em Análise de Sistemas pela FUNCEP, é Consultora do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, atuando junto a SEFAZ/AL no Desenvolvimento/Implantção Sistema de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Estado de Alagoas - SIAFE/AL. Na Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) é professora da disciplina de Administração Orçamentária e Financeira e Contabilidade Aplicada ao Setor Público, coordenador dos cursos de Siafi e Tesouro Gerencial. Atua na capacitação de gestores públicos em todo o país.
Autora do livro  Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 2ª edição- 2017; elaborado para atender aos alunos da Universidade Aberta do Brasil - UAB, utilizado por 95 Universidades Federais e Estaduais que participam como Pólo da UAB.5,  Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração /UFSC .

Demais Informações

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco AG: 3341-3 Conta Corrente:01939-9

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030

Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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