Curso Online: SIAFI Operacional e PCASP - Execução Orçamentária e Financeira.
Teoria e Prática.

Prof/Tutor: Rosaura Haddad

Carga Horária

20 horas - Horário: Dias - 1ª,2ª e 4ª dia Horário: 14h às 18h e 3ª dia 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Data Realização:

03/11 a 06/11/2020

Objetivo

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é a ferramenta governamental para a execução e o controle orçamentário, financeiro e patrimonial das unidades gestoras federais. O curso está direcionado para os servidores iniciantes, que pode abranger tantos os que acabaram de ingressar no serviço público, quanto para aqueles que já utilizam o SISTEMA SIAFI, porém, sem ter recebido nenhum treinamento, apenas das tarefas que são inerentes as suas atividades do dia-a-dia. O propósito deste curso é ensinar a devida navegação pelo Sistema entendendo onde buscar cada tipo de assunto, documento, conta, com lógica e compreensão de cada Subsistema. Além disso, objetiva demonstrar o que deve ser consultado no SIAFI e o que deve ser consultado no SIAFIWEB,  permitindo a utilização dos instrumentos disponibilizados pelo sistema Siafi com maior segurança.

Público-Alvo

Destina-se está direcionado para os servidores iniciantes, que pode abranger tantos os que acabaram de ingressar no serviço público, quanto para aqueles que já utilizam o SISTEMA SIAFI, porém, sem ter recebido nenhum treinamento e que atuem nas áreas orçamentárias, financeiras, patrimônio, almoxarifado e etc,  bem como aqueles que necessitem entender os conceitos das ações que praticam, com maior segurança e entendimento lógico do sistema Siafi.

Programa do Evento

Noções da estrutura da Administração Pública Federal no SIAFI
(órgãos, Unidades Gestoras, Unidade orçamentária Gestão, Setoriais Orçamentária, Financeira, contábil e Auditora)

1. Diferença entre órgãos da administração direta e indireta, o que é órgão superior e órgão subordinado? Apresentando as transações CONORGAO, CONORGEST, CONUG e CONUO
2. Etapas do orçamento: Elaboração, Aprovação, Execução e Avaliação/Controle – o que é acompanhado no SIOP e o que é acompanhado no SIAFI?  
3. Noções dos instrumentos de planejamento governamental: PPA, LDO, LOA e quais são as contas de controle.
4. Princípios orçamentários.
5. Distinção entre crédito e recurso (Provisão, Destaque, Cota, Repasse e Sub-repasse).
6. Entendendo as etapas da execução da despesa (empenho, em liquidação, liquidação e pagamento).
Acesso ao sistema SIAFI
1. Objetivo do sistema SIAFI
2. Acesso ao SIAFI (ambiente HOD)
3. Acesso ao sistema SIAFI (ambiente Web)
4. Visualizando a árvore do SIAFI e linha de Comando
5. Entendendo como trabalhar com o Comunica (ambientes HOD e Web)
Noções do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)
1. Apresentando o Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP).
2. Consultando as contas pelo CONCONTA e sua funcionalidade, natureza de saldo, natureza de informação, ISF.
4. Consultas de saldos contábeis no SIAFI (>CONRAZAO e >BALANCETE) 8.
Principais transações e documentos relacionados ao SIAFI
1. Explorando o Portal SIAFI
2. Explorando o Manual SIAFI.
3. Apresentando os verbos do sistema SIAFI
4. Diferença entre unidade gestora e unidade orçamentária.
5. Diferença entre documento contábil e documento hábil
6.  Consultas aos principais documentos no Siafi (CONND, CONNC, CONNE, CONNS, CONOB, DARF).

Instrutor

Rosaura Haddad
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB);  Graduada em Administração pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduada em Análise de Sistemas pela FUNCEP, é Consultora do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, atuando junto a SEFAZ/AL no Desenvolvimento/Implantção Sistema de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Estado de Alagoas - SIAFE/AL. Na Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) é professora da disciplina de Administração Orçamentária e Financeira e Contabilidade Aplicada ao Setor Público, coordenador dos cursos de Siafi e Tesouro Gerencial. Atua na capacitação de gestores públicos em todo o país.
Autora do livro  Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 2ª edição- 2017; elaborado para atender aos alunos da Universidade Aberta do Brasil - UAB, utilizado por 95 Universidades Federais e Estaduais que participam como Pólo da UAB.5,  Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração /UFSC .

Demais Informações

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco AG: 3341-3 Conta Corrente:01939-9

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030

Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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