01/12/2025 a 03/12/2025

Curso Online: Eficiência e Transparência: Gestão de Almoxarifado Público.

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Carga Horária do Curso

20 horas - Horário: 1º e 2º dia: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h e 3º dia: 8h30 às 12h30

Apresentação

Apresentar aos participantes do curso uma estrutura de rotinas e de normatização interna de controle e gestão de almoxarifado, que atenda à legislação vigente. 
Para isso, será trabalhada a legislação vigente por meio de situações práticas e objetivas, de forma que o participante possa aplicar a norma desenvolvida durante o treinamento no dia a dia da administração patrimonial.
O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos materiais, além de uma rotina para o controle e seu desfazimento, sua escrituração e o cálculo de estoques.

Objetivo

Capacitar profissionais que atuam no setor de almoxarifado, contabilidade, controle interno e externo, dentre outros interessados quanto ao controle patrimonial e as principais práticas relacionadas aos materiais, tais como: recebimento; registro; técnicas de estocagem; inventário; saídas (distribuição), Transferências e desfazimento de material.

Público Alvo

Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas Federal, Estadual e Municipal dos três Poderes, nas entidades do Sistema S, nos Conselhos Profissionais e escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.

Programação do Curso

• Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil (Atualizado pelo MCASP)
• Orçamento. Classificação Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.
• Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos (Adiantamentos).
• Consolidação das contas públicas
• Estudo de Caso: Discussão de Assuntos Polêmicos
• Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial;
• Incorporações e orçamentárias e extra orçamentárias. Desincorporação;
• Custos de armazenagem.
• Compras;
• Planejamento das aquisições;
• Termo de referência;
• Cobrança e Penalização a fornecedores.
• Setor do Almoxarifado: Conceitos e Características dos Estoques;
• Histórico da gestão de almoxarifado
• Perfil do almoxarife;
• Atribuições da área de almoxarifado.
• Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente;
 Casos práticos
 Livros e acervos bibliográficos
 Animais semoventes
 Obras x serviço (corrente ou capital?)
 Compra para doação e premiações e sua diferenciação em doação de bens existentes.
• Procedimentos do Recebimento: Recebimento Provisório, Recebimento Definitivo e Vistoria;
• Registro Analítico, Registro Contábil: Cadastro e Registro;
• Movimentação e armazenagem;
• Procedimentos para distribuição.
• Layout;
• Previsão de demandas;
• Especificação de materiais;
• Agrupamento de materiais;
• Controle de estoques;
• Cadastro de materiais;
• Classificação dos materiais.
• Inventário físico de materiais;
• Abertura de Inventário;
• Legislação e Jurisprudência do Inventário;
• Aspectos práticos do inventário;
• Comissão e Ajustes de Inconsistências no Sistema de Controle de almoxarifado; Roteiro do Inventário; Modelo de Ata de Abertura e de Encerramento do Inventário;
• Desfazimento de bens materiais
• Inutilização e Abandono de Materiais;
• Baixa: Termo de Baixa e Acompanhamento pela Comissão

Instrutores

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Luciano Ribeiro Pereira
Instrutor
Instrutor, consultor e palestrante nos assuntos sobre patrimônio, almoxarifado, materiais e estoque, com mais de 15 anos de experiências na área. É Administrador e Pós-graduado em Gestão Pública (FGV/RJ). Atuou na Organização, Planejamento e Gestão de almoxarifado e patrimônio por mais de 14 anos na Administração Pública, com passagens por importantes Órgãos Públicos. Atuou como coordenador do grupo de trabalho com o fim de promover a reformulação do Decreto Estadual de Gestão de Almoxarifado e do de Patrimonial Móvel do Estado do Espirito Santo; Foi membro do grupo que coordenou o projeto de levantamento patrimonial mobiliário do Estado do Espírito Santo composto por 53 órgãos e autarquias. Atuou como membro no Comitê de Gestão Patrimonial do Estado do Espírito Santo. Atua como docente nas disciplinas de Gestão de Almoxarifado e Patrimônio em nível nacional. Atualmente é consultor em Gestão e Planejamento de Almoxarifado e Patrimônio e Mestrando em Administração.

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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