26/11/2025 a 28/11/2025

Curso Online: Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos nas Contratações Públicas, com apoio de Inteligência Artificial. Atualizado com a NOVA Lei de Licitações nº 14.133/2021(NLLC).

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Carga Horária do Curso

20 horas - Horário: 1º e 2º dia: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h e 3º dia: 8h30 às 12h30

Objetivo

Capacitar o participante para a atuação na área na governança, gestão de riscos e controles internos em licitações e contratos administrativos em conformidade com o diploma legal vigente e a jurisprudência do TCU.
Objetivo específicos
Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de:
•    Compreender os conceitos e princípios da governança de compras públicas;
•    Instrumentos de governança em compras públicas;
•    Compreender a teoria sobre a gestão de riscos;
•    Elaborar e aplicar os instrumentos de gestão de riscos nos processos de compras públicas.

Público Alvo

Servidores que realizem as seguintes atividades:
a)    Instrução de processos licitatórios;
b)    Comissão de licitação e pregoeiros;
c)    Gestão e fiscalização de contratos administrativos;
d)    Instrução de processo de apuração de responsabilidade de fornecedores na execução contratual;
e)    Autoridade competente.

Programação do Curso

1.1. Base legal
1.2. Princípios e objetivos
1.3. Etapas e fases do processo de contratação pública (planejamento, seleção do fornecedor e execução contratual).
2.1. Conceito
2.2. Estrutura de governança
2.3. Agentes, papéis e responsabilidades na governança nas contratações públicas
2.4. Princípios da Governança – Decreto nº 9203/2017
2.5. Diferenças entre Governança e Gestão
2.6. Mecanismos de governança
2.6.1. Liderança
2.6.2. Estratégica
2.6.3. Controle
2.7. Compliance
2.8. Integridade
2.9. Portaria SEGES nº 8678/2021
2.10. Instrumentos de Governança nas Contratações Públicas
2.10.1. Planejamento
2.10.1.1. Plano de Contratações Anual
2.10.1.2. Plano de Logística Sustentável
2.10.1.3. Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e Gestão por competências
2.10.1.4. Outros Planos (Plano de Obras e Planos de TIC)
2.10.1.5. Estudo Técnico Preliminar
2.10.1.6. PDCA e 5W2H
2.10.1.7. Mapeamento de Processos
2.10.2. Controle em três linhas de defesa
2.10.3. Controle
2.10.3.1. Gestão de Riscos
2.10.4. Programa de Integridade
2.10.5. Diretrizes e políticas de logística pública
2.10.5.1. Sanções
2.10.5.2. Terceirização
2.10.5.3. Gestão de estoque
2.10.5.4. Centralização
2.10.6. Indicadores de Desempenho em Compras Públicas
2.11. Transparência e Lei de Acesso à Informação – LAI
2.12. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD
3.1. Conceitos e normas aplicáveis
3.2. Objetivo
3.3. Corrupção
3.4. Conflito de Interesse
3.5. Nepotismo
3.6. Presentes e Brindes
3.7. Improbidade administrativa
3.8. Políticas de Gestão de Riscos e o apetite a risco
3.9. Controles internos
3.10. Classificação dos riscos
3.11. Riscos estratégicos, operacionais, de comunicação e de conformidades Risco inerente e risco residual
3.12. Gestão de Riscos na Lei nº 14.133/2021
3.13. Diferença entre o Mapa de Riscos e a Matriz de Riscos
3.14. Papéis e responsabilidades
3.15. Mapa de riscos
3.15.1. Exercício prático de elaboração do Mapa de riscos
3.16. Processo de gerenciamento de riscos
3.16.1. Contexto
3.16.1.1. Processo de contratação pública
3.16.1.2. Análise SWOT
3.16.2. Processo de Avaliação
3.16.2.1. Identificação de riscos
3.16.2.2. Análise
3.16.2.3. Riscos inerentes e riscos residuais
3.16.2.4. Probabilidade e impacto
3.16.2.5. Tipos de controles
3.16.2.6. Matriz de riscos
3.16.2.7. Avaliação
3.16.2.8. Apetite a risco
3.16.3. Tratamento
3.16.3.1. Melhoria contínua (PDCA)
3.16.4. Monitoramento
3.16.5. Comunicação
3.17. Árvore de decisão
3.18. Análise de riscos que poderão afetar os objetivos da licitação
3.19. Análise de riscos que poderão afetar da execução contratual.
3.20. Análise de riscos capazes de provocar desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
3.21. Riscos e Controles nas Aquisições (TCU)
3.22. Módulo prático de elaboração do mapa de riscos - da identificação do risco ao tratamento.

Instrutores

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Ricardo F. Brito
Instrutor
Graduado em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), com MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades (2012) pela Anhanguera-Uniderp e Mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Servidor público federal da Universidade Federal da Grande Dourados desde 2010. Foi Chefe do Setor de Administração do Hospital Universitário da UFGD e Pró-Reitor de Administração da UFGD. Atualmente cedido ao Ministério da Economia para exercer a função de Coordenador-Geral da Serviços Compartilhados da Central de Compras. Professor em cursos de especialização em Gestão Pública Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Possui experiência na área de Gestão Pública, principalmente nos subtemas Logística na Administração Pública (licitações e contratos), Finanças Públicas, Transparência e Sistemas Estruturantes da Administração Pública (SIASG, ComprasGovBr e DWComprasnet).
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Corpo Docente da One Cursos
Instrutor/Instrutora
Instrutor e palestrante em nível nacional, com experiência no programa proposto.

Outras Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!
Características:
* Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
* Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias  úteis após o encerramento do curso.
* A sala de aula será encerrada uma semana após o encerramento do curso.
* Emissão do certificado em formato digital.

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

 
 

Demais Informações

A One Cursos, através dos treinamentos online 100% ao vivo, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

DISPONIBILIDADE:

Replay: As aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após a sua realização.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 5 (cinco) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A One Cursos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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aplicação prática organizacional e setorial Gestão de Riscos e Compliance no Setor Público Lei de Licitações nº 14.133/2021. Inteligência Artificial
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