Maceió/AL - 03/12/2025 a 05/12/2025

Curso Presencial: Gestão de Documentos Digitais com foco na implementação prática pela Administração Pública

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Carga Horária do Curso

Maceió/AL - 21 horas - Horário: 1º e 2º dia: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h e 3º dia: 8h às 13h

Locais de Realização

Maceió/AL - 03/12/2025 a 05/12/2025 - Local: A informar

Objetivo

Aprender orientações técnicas para a implantação de políticas de gestão e preservação de documentos físicos e digitais;
Conhecer principais tópicos sobre gestão de arquivos e legislação correlata;
Conhecer sistemas de informações, como o Sistema Eletrônico de Informações SEI e suas ferramentas;
Diferenciar GED de SIGAD;
Conhecer boas práticas e principais orientações quanto a digitalização e cuidados quanto ao acesso, manuseio e preservação de informações.

Público Alvo

Gestores, servidores, alta administração ou qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer a legislação arquivística, técnicas para implantação de políticas de gestão, preservação de informações e o SEI

 

Programação do Curso

1.1. Histórico de registros informacionais
1.2. Evolução tecnológica
1.3. Gestão de Documentos documento arquivístico e documento digital
1.4. Plano de Classificação
1.5. Tabela de Temporalidade e avaliação arquivística
1.6. Manual de Gestão de Documentos
1.7. Segurança da Informação
3.1. Transformação digital
3.2. Sistemas Eletrônicos de Informação
3.3. SEI conceitos, histórico, utilização, ferramentas e organização do trabalho
3.4. Tecnologias
3.5. GED & SIGAD
3.6. Estruturas e requisitos
3.7. Assinatura eletrônica e digital
4.1. Como funciona na Administração Pública
4.2. Lei de Acesso à Informação LAI
4.3. Mudanças e desafios com o advento da LAI
4.4. Transparência ativa e passiva
4.5. Informações com restrição de acesso
4.6. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais LGPD
5.1. Avaliação de documentos físicos e digitais
5.2. Eliminação indiscriminada
5.3. Regulamentação das políticas de avaliação e destinação

Instrutores

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Josemary Peixoto Dantas
Instrutor
Certificação Auditor Líder de Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno – ISO 37001:2017 e ISO 37301:2021; Certificação profissional pela EXIN em Essentials e Foundation pela Adaxly; Cursos preparatórios para certificações EXIN – DPO e IAPP – CDPO – Adaxly e DeServ; Curso Privacidade e Proteção de Dados – DataPrivacyBr; Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Licenciada em Matemática, pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Pós-graduada em Gestão Pública e Auditoria Pública pela Faculdade Fortium; e em Gestão do Conhecimento, Informação e Documentação, pelo Instituto Blaise Pascal; Mestranda em Direção Estratégica, pela Fundação Universitária Iberoamericana. Histórico e Experiência: Os 16 anos de serviços públicos, iniciados em 2006, no Distrito Federal a proporcionaram o recebimento de medalha de Honra ao Mérito Buriti, e o desenvolvimento de diversos projetos e ações voltados ao gerenciamento de projetos, gestão de documentação e informação, mapeamento de processos, execução de contratos, gestão de riscos, ética, integridade e liderança de equipes de até 50 colaboradores, assumindo diversos cargos em comissão desde 2008. Além disso, a carreira como professora foi fundamental na construção de uma sólida formação em diversos ramos, lecionando com Matemática, Física, Inglês e ética para Ensino Fundamental, Médio e Escola de Jovens e Adultos. À frente Comitê responsável pela implementação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD na Controladoria-Geral do Distrito Federal – CGDF mudou o foco dos estudos para conhecer o assunto e poder realizar um trabalho de excelência com efetividade de resultados implementando a legislação até a conclusão da etapa de Gestão de Riscos em LGPD. Instrutora da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV-DF em relação ao tema LGPD, com formação pelas trilhas IAPP e EXIN, e certificação PDPE e PDPF, além de realização de diversos cursos sobre o tema Com a experiência adquirida ministrou palestras em diversos órgãos e faculdade do Distrito Federal, participou de Comissões relacionadas à Comissão de Ética, Gestão de Documentos e Arquivos, sobre LGPD, Gestão de Riscos e Planejamento Estratégico. Tem possibilidade de atuar na condução e resolução de demandas nas áreas relacionadas à Administração Geral, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos, Gestão de pessoas e LGPD, bem como lecionar nas áreas correlatas, como forma de colaborar na preparação de instrumentos técnicos e gerenciais, assim como na elaboração de defesa da posição institucional e na formação de um adulto com propósitos e visão estratégica da sociedade em que está inserido.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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