Online/Presencial: 18/11/2025 a 19/11/2025

Curso Híbrido: Agentes de Contratação/Pregoeiros, Equipe de Apoio e demais envolvidos com a Contratação – Atualizado com a Lei 14.133/21 (NLLC).Incluindo o Contrata mais Brasil.

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Carga Horária do Curso

Online/Presencial: Brasília/DF - 16 horas - Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Locais de Realização

Online/Presencial: Brasília/DF - Centro de Treinamento da One Cursos - 18/11/2025 a 19/11/2025

Objetivo

Capacitar agentes públicos e de contratação/pregoeiros, bem como, equipe de apoio e demais envolvidos com a contratação.

Público Alvo

Pregoeiros, futuros agentes de contratação, membros de comissão de licitação, servidores e autoridades envolvidos na fase de seleção do fornecedor das contratações públicas.

Programação do Curso

1 – NOÇÕES GERAIS PARA PLANEJAMENTO DO PREGÃO (ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES E MAPA DE RISCOS);
2 - COMO ORGANIZAR E FORMALIZAR O PROCESSO LICITATÓRIO (PREGÃO);
3 – O QUE O PREGOEIRO PRECISA SABER SOBRE TERMO DE REFERÊNCIA E EDITAL;
4 - SOBRE: A INDICAÇÃO DE MARCA, AMOSTRAS, LAUDOS, LICITAÇÕES DE OBJETO DIVISÍVEL, PADRONIZAÇÃO E EXPRESSÕES: "SIMILAR", "EQUIVALENTE" E DE "MELHOR QUALIDADE", ORÇAMENTO DETALHADO (OBJETIVO DA PESQUISA DE PREÇOS, O QUE DEVE SER EVITADO, ONDE E COMO FAZER AS CONSULTAS, OBRIGATORIEDADE OU NÃO DA DIVULGAÇÃO DA ESTIMATIVA DE PREÇOS, ACEITABILIDADE DOS PREÇOS E PREÇOS INEXEQUÍVEIS);
5 – ANÁLISE DE PLANILHAS PARA SE EVITAR “JOGO”;
6 - CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE; e
7 – DESIGNAÇÃO FORMAL DOS AGENTES DE CONTRATAÇÃO.
1 – MODALIDADES DE LICITAÇÃO (PREGÃO/CONCORRÊNCIA);
2 – HIPÓTESES DE USO DA DISPENSA NA FORMA ELETRÔNICA (IN Nº 67/SEGES/21)
3 - O SISTEMA E REGISTRO DE PREÇOS PARA PREGÃO E DISPENSA;
4 – ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTRATAÇÃO CONFORME DECRETO Nº11.246/22;
5 – ATUAÇÃO DO AGENTE PÚBLICO DESIGNADO PARA ATUAR NA DISPENSA ELETRÔNICA;
6 – MODOS DE DISPUTA DO PREGÃO;
7 - RESPONSABILIDADES E FUNÇÕES DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO;
8 - PRINCÍPIOS CORRELATOS À CONTRATAÇÃO PÚBLICA;
9 – PREGÃO PARA SERVIÇOS E SERVIÇOS COMUNS DE ENGENHARIA;
10 - PRAZOS – PREGÃO E DISPENSA;
11 – PUBLICAÇÃO DE AVISO DE LICITAÇÃO/AVISO DE DISPENSA (IRP);
12 – IMPUGNAÇÕES E PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS;
13 - ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS PROPOSTAS E HIPÓTESES DE DESCLASSIFICAÇÃO;
14 – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – ACEITABILIDADE DO PREÇO;
15 - PREÇO INEXEQUÍVEL;
16 - SIGILO DA PROPOSTA;
17 - ANÁLISE DA HABILITAÇÃO;
18 – APLICABILIDADE DO TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA AS ME E EPP;
19 - PRESSUPOSTOS RECURSAIS – O PASSO A PASSO DA FASE RECURSAL;
20 - ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO;
21 - FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA – QUANDO É POSSÍVEL ?;
22- ENCERRAMENTO DA LICITAÇÃO/ DISPENSA.
1 – LANÇAMENTO DE LICITAÇÃO;
2 – REALIZAÇÃO DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO (MODOS DE DISUTA: ABERTO ABERTO/FECHADO E FECHADO/ABERTO)
1 – LANÇAMENTO DE DISPENSA ELETRÔNICA;
2 – REALIZAÇÃO DA SESSÃO PÚBLICA DA DISPENSA ELETRÔNICA

Instrutores

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Jander Leal dos Santos
Instrutor
Economista, Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito Ambiental, Formado em Gestão Pública pela ENAP, Mestre em Planejamento Estratégico Ambiental, Doutor em Gestão e Auditoria Ambiental, Professor da Universidade Cândido Mendes – Instituto AVM (UCAM/AVM) no RJ na área de Direito Ambiental, Professor de Gestão Ambiental, Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na UCAM/AVM. Ministra treinamentos na área de Compras Públicas Eletrônicas e Formação de Pregoeiros. Atuou como Encarregado da Seção de Licitações e Contratos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Atuou como Assessor Jurídico de Órgão Federal. Atuou como Docente no Centro de Instrução Almirante Newton Braga (Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais da Marinha). Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na Universidade Cândido Mendes /AVM. Possui 34 anos de experiência na área de licitações públicas. Atuou como Pregoeiro desde 2000.

Dados da Instituição

IOC Capacitação LTDA
CNPJ: 10.825.457/0001-99
Inscrição Estadual: 07.520.699/001-64
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 569906-1

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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Dispensa Inexigibidade Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos Lei nº 14.133/2021
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