Sem Turmas no momento

Curso Híbrido: Oficina de Capacitação do Plano de Contratações Anual - PCA e Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações - PGC.

Elaboração e Implementação do PCA - Da teoria à prática.
Compartilhar impresssora

Carga Horária do Curso

Não há turmas no momento!!!

Locais de Realização

Apresentação

Atualizado  Nova Lei de Licitações, do Decreto nº 10.947/2022.
A oficina de capacitação tem por objetivo explorar de forma prática os principais conceitos, regulamentações e técnicas relacionadas ao planejamento de contratações no âmbito da Administração Pública.
A capacitação objetiva, ainda, fornecer aos servidores as ferramentas necessárias para compreender e elaborar o PCA, bem como operacionalizar o PGC.
Síntese dos objetivos:
Compreender o papel do PCA na gestão de contratações públicas;
Dominar as etapas de elaboração e implementação do PCA; e
Aprender a operacionalizar o Sistema PCG.

Objetivo

O Plano de Contratações Anual - PCA é um instrumento fundamental para o planejamento estratégico das contratações públicas. Ele permite antecipar as demandas, priorizar as necessidades e otimizar os recursos disponíveis.
Além disso, o Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações - PGC é a ferramenta tecnológica hábil à gestão de todo o processo, garantindo que as contratações sejam realizadas de forma eficiente e transparente.

Público Alvo

Agentes do departamento de serviços,Equipe de planejamento e responsáveis pela fase de preparação da contratação,Pregoeiros e equipes de apoio,Agentes de contratação Fiscais e gestores de contratos,Assessores, procuradores jurídicos e advogados   Auditores Controles interno e externo,Demais agentes públicos envolvidos nos procedimentos de terceirização de serviços da Administração Pública, inclusive estatais.

Programação do Curso

1.1. O que é o PCA e a sua importância Antecipação das demandas de contratação;
Priorização de contratações;
Transparência: controle social.
2.1. Definição e objetivos;
2.2. Relação com o planejamento estratégico e orçamento;
2.3. Legislação aplicável (Lei nº 14.133/2021 e outras regulamentações (CFN);
2.4. Elaboração do PCA:
Identificação das demandas de compras;
Vinculação ao Planejamento Orçamentário;
Prazos e Responsabilidades;
Atualização e replanejamento.
2.5. Exercício prático: elaboração de documento de oficialização de demanda.
Visão geral do PGC;
Funcionalidades e ferramentas disponíveis;
Passo a passo para cadastrar e gerenciar contratações;
Exemplos práticos de uso;
Dicas e boas práticas
Elaboração de um PCA fictício (pode ter base nas necessidades reais);
Discussão e compartilhamento das soluções.
Espaço para dúvidas, discussões e compartilhamento de experiências;
Como aplicar e disseminar o conhecimento adquirido.
Recapitulação dos principais pontos;
Feedback dos participantes.

Instrutores

image
Corpo Docente da One Cursos
Instrutor/Instrutora
Instrutor e palestrante em nível nacional, com experiência no programa proposto.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

Gerenciamento das Contratações - PGC Plano de Contratações Anual - PCA Implementação do PCA
cookie
Ao fechar aceito os Termos de Uso.