Brasília/DF - 05/05/2025 a 09/05/2025
Maceió/AL - 03/06/2025 a 06/06/2025
Foz do Iguaçu/PR - 12/08/2025 a 15/08/2025
Rio de Janeiro/RJ - 02/12/2025 a 05/12/2025

Curso Presencial: Redação Oficial com Foco na Elaboração de Documentos Técnicos. (Notas Técnicas e Pareceres Técnicos) - Inteligência Artificial na Produção e Análise de Documentos Técnicos na Administração Pública.

Compartilhar impresssora

Carga Horária do Curso

Brasília/DF - 24 horas - Horário: 1º ao 4º dia: 8h às 13h e 5º dia: 8h às 12h
Maceió/AL - 24 horas - Horário: 1º ao 3º dia: 8h40 às 12h e 13h às 16h e 4º dia: 8h às 13h
Foz do Iguaçu/PR - 24 horas - Horário: 1º ao 3º dia: 8h40 às 12h e 13h às 16h e 4º dia: 8h às 13h
Rio de Janeiro/RJ - 24 horas - Horário: 1º ao 3º dia: 8h40 às 12h e 13h às 16h e 4º dia: 8h às 13h

Locais de Realização

Brasília/DF - 05/05/2025 a 09/05/2025 - Local: Centro de Treinamento One Cursos
Maceió/AL - 03/06/2025 a 06/06/2025 - Local: a Informar
Foz do Iguaçu/PR - 12/08/2025 a 15/08/2025 - Local: a Informar
Rio de Janeiro/RJ - 02/12/2025 a 05/12/2025 - Local: Centro de Treinamento One Cursos

Objetivo

Capacitar os participantes a identificar e a elaborar corretamente textos técnicos em geral, especialmente  Notas Técnicas, Notas Informativas, Relatórios e Pareceres.
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos (notas técnicas, notas informativas, relatórios e pareceres), aplicados ao contexto administrativo, de maneira clara, precisa, concisa.
Objetivos Específicos:
. Capacitar o participante para a identificação e o domínio dos elementos responsáveis por conferir textualidade aos textos em geral.
. Possibilitar a identificação do conceito de redação oficial e das características essenciais das  comunicações oficiais.
. Levar os participantes à assimilação dos aspectos comuns às diversas modalidades de comunicação oficial.
. Tornar possível a identificação do padrão formal e dos diferentes tipos de comunicações oficiais.
. Conscientizar os participantes quanto à necessidade de respeito aos aspectos formais que devem  ser observados na composição dos textos oficiais.
. Capacitar o participante para a adequada recepção, ou seja, leitura (interpretação de um texto na condição de receptor ou destinatário) e, principalmente, para a adequada elaboração, isto é, redação (produção de um texto na condição de emissor ou remetente) de textos técnicos em geral, notadamente dos seguintes documentos:  Notas Técnicas, Notas Informativas, Relatórios e  Pareceres.
. Capacitar o participante a conhecer determinadas informações imprescindíveis para a leitura e a produção eficiente, eficaz e efetiva de certos documentos técnicos específicos, como:  Nota Técnica,  Nota Informativa,  Relatório e Parecer. 

Público Alvo

Direcionado a Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, manuais, cartas, ofícios, relatórios de pesquisa, relatórios de gestão e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

Programação do Curso

2. O Manual de Redação da Presidência da República (MRPR);
3. Qualidades e vícios de linguagem:
3.1. Qualidades de linguagem: clareza,concisão,correção, coesão, coerência, adequação vocabular, precisão e elegância.
3.2. Vícios de linguagem: obscuridade, prolixidade, incorreção gramatical, falta de coesão, incoerência textual,inadequação vocabular, falta de precisão e falta de elegância.
4.1.Impessoalidade
4.2.Uso do Padrão Culto de Linguagem
4.3.Clareza
4.4. Concisão
4.5. Formalidade
4.6. Padronização
5.1. Emprego dos pronomes de tratamento
5.2.Forma de fecho
5.3.Identificação do signatário
6.1. Partes do documento no Padrão Ofício: tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede; local e data; destinatário; assunto; texto; fecho e identificação do signatário.
6.2. Forma de diagramação dos documentos no Padrão Ofício.
. Aviso, Correio Eletrônico, Exposição de Motivos, Fax, Memorando, Mensagem, Ofício e Telegrama.
9. METODOLOGIA E TÉCNICAS PARA A CORRETA ELABORAÇÃO DE NOTAS TÉCNICAS, NOTAS INFORMATIVAS, RELATÓRIOS e PARECERES.
. Conceito
. Público-alvo
. Aspectos formas característicos
. Etapas de composição
. Modalidades de Relatório
. Identificação e composição de Relatório Simples
. Conceito
. Público-alvo
. Aspectos formas característicos
. Etapas de composição
. Modalidades de parecer
. Identificação e composição de Parecer Técnico-Científico
. Conceito
. Público-alvo
. Aspectos formas característicos
. Etapas de composição
. Modalidades de Nota Técnica
. Identificação e composição de Nota Técnica
. Conceito
. Público-alvo
. Aspectos formas característicos
. Etapas de composição
. Modalidades de Nota Informativa
. Identificação e composição de Nota Informativa

Instrutores

image
Ismênia Timo de Castro
Instrutora
Professora de letras há mais de 30 anos, com 15 anos de experiência na Administração Pública;Pós-graduada em Didática do Ensino Superior - UCB e Psicopedagogia -INICEUB, Graduada em Letras; Especialista em Capacitação do Servidor Público - Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais em Educação (EAPE); Coordenadora de Projetos nas Áreas de Educação. Algumas instituições atendidas: AGU - Advocacia Geral da União, ANVISA, ESAF, EMBRAPA, ENAP, FUNASA, IBAMA,INCRA, INPE, Ministério da Agricultura, Marinha do Brasil, Ministério da Defesa, Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ministério da Cultura, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Supremo Tribunal Federal, dentre outras.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Bradesco AG: 0606 Conta Corrente: 561939-4

TELEFONES

(61) 3224-0785 | (61) 3223-8360 | (61) 3032-9030
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com / inscricao@onecursos.com.br

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

Notas Técnicas e Pareceres Técnicos Redação Oficial Elaboração de Documentos Técnicos
cookie
Ao fechar aceito os Termos de Uso.